Liderança indígena busca apoio de tribos do Pará contra hidrelétricas.

índigena Munduruku: Valdenir Munduruku
Representante Munduruku se disse contra instalação de usina no Tapajós.
Cacique diz que índios estão sendo desrespeitados.

O líder indígena Valdenir Munduruku, de Jacareacanga, no oeste do Pará, viajou para Altamira, no sudeste do estado, para convocar comunidades indígenas a se unirem contra a implantação de usinas hidrelétricas no estado.

Em entrevista coletiva, Valdenir disse que busca apoio de outras tribos contrárias a construção das barragens. Ele disse que os índios da região do Tapajós estão indignados com o decreto presidencial publicado em 12 de março de 2013, que permite a presença de homens da Força Nacional de Segurança na região. Os militares fariam parte de um grupo que estuda impactos ambientais no oeste do Pará mas, segundo os índios, o grupo estaria invadindo aldeias sem consultar os líderes das tribos.

"Não vamos aceitar que entrem na nossa terra sem pedir autorização do cacique", disse Valdenir, que critica a atuação do governo federal na região: ele diz que os índios estão sendo desrespeitados, por não terem sido consultados sobre os projetos hidrelétricos no Tapajós.

Por conta disso, o cacique exige a retirada da força tarefa até o dia 10 de abril. Se a reinvindicação não for atendida até esta data, os índios prometem "tomar providências" contra a presença dos militares no oeste do Pará.

O G1 tenta contato com o Ministério da Justiça, responsável pela Força Nacional de Segurança Pública, mas ainda não foi atendido.

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.