Presidente demarca e amplia em mais de 700% terra indígena em MT



Área fica entre Apiacás (MT) e Jacareacanga (PA), com 1,053 milhão de ha.
Território vai abrigar povos das etnias Kayabi, Munduruku e Apiaká.

Do G1 MT

A presidenta Dilma Rousseff homologou a demarcação da terra indígena Kayabi localizada entre os limites dos municípios de Apiacás (MT), distante 1.005 quilômetros de Cuiabá e Jacareacanga (PA). O decreto aumenta a reserva indígena de 127 mil hectares para 1,053 milhão, o que corresponde a uma ampliação de  729% na área.

A demarcação, realizada pela Fundação Nacional do índio (Funai), foi publicada no Diário Oficial da União (DOO) que circula nesta quinta-feira (25).

A área é destinada a posse permanente dos grupos indígenas Kayabi, Munduruku e Apiaká. A terra indígena está localizada na confluência do Igarapé das Pedras com o rio São Manoel/Teles Pires.

O território foi criado em 1968. Em 1974 foi demarcado com 47 mil hectares e, em 1987, foi remarcado aumentando para 127 mil hectares. Em 1999, um estudo da Funai indicou a necessidade da ampliação da área indígena na região.

Atualmente, o estado de Mato Grosso é o segundo em número de índios do país. São 47 etnias em 78 terras indígenas, que estão em diferentes fases de regularização. Até o momento, o estado possui 11,2 milhões de hectares regularizadas, onde estão 57 terras indígenas localizadas em 46 municípios. São mais de 24 mil indígenas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.