45 pessoas são presas em operação de combate ao tráfico de drogas no PA

Do G1 PA
Colas de sapateiro (Foto: Ascom/ Polícia Civil)Latas de colas de sapateiro, munições e espingardas foram apreendidos. (Foto: Ascom/ Polícia Civil)

Petecas de cocaína,  óxi, maconha e crack estavam entre o material apreendido na operação. (Foto: Ascom/ Polícia Civil)

Petecas de cocaína, óxi, maconha e crack estavam entre o material apreendido na operação. (Foto: Ascom/ Polícia Civil)
Nesta sexta-feira (21), 76 ordens de prisão foram cumpridas, resultando em 45 pessoas presas, quatro delas em flagrante, pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas de fogo e munição. A ação ocorreu dentro a operação "Combater II", da Polícia Civil, que ocorre em diversas cidades do estado, coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPI).
A operação policial ocorreu, de forma simultânea, em 20 municípios. Foram apreendidas dez armas de fogo, das quais seis espingardas e quatro revólveres, mais de 130 gramas de pasta de cocaína, 28 quilos de maconha, 1,2 quilo de pedras de óxi, 57 petecas de cocaína e mais de 100 pedras de “crack”. Também foram apreendidos três motocicletas irregulares e 838 cartuchos de espingarda de calibres diversos, além de vários celulares, 17 munições, 46 embalagens de espoletas, 136 tubos de pólvora e duas balanças digitais.
Balanças de precisão, dinheiro e celulares também foram encontrados com os suspeitos. (Foto: Ascom/ Polícia Civil)
Balanças de precisão, arma e celulares.
(Foto: Ascom/ Polícia Civil)
Paragominas
Dos mandados judiciais, doze foram cumpridos em Paragominas, no nordeste paraense, onde policiais civis da 13ª Seccional Urbana da Polícia Civil e da Superintendência Regional da Zona Guajarina prenderam quatro homens e duas mulheres e apreenderam uma adolescente. Com eles, foram encontrados 1,3 quilo de pedras de óxi, droga derivada da cocaína; um revólver calibre 38 com duas munições; duas balanças digitais de precisão usadas para pesagem da droga, além de maconha e cinco celulares.

Rurópolis
Já em Rurópolis, no sudoeste paraense, foi registrada a maioria das apreensões. A Polícia Civil e policiais militares deram cumprimento a mandados de busca e apreensão de armas e drogas em casas, selarias e comércios locais que estavam sob investigação. Durante o cumprimento das ordens judiciais, em um ponto comercial, foi apreendida uma quantidade considerável de munições que estavam guarnecidas num compartimento fechado e secreto nos fundo da loja, sendo comercializadas clandestinamente.

Foram apreendidos e levados para a delegacia 35 latas de cola de sapateiro. Havia ainda, no local, uma espingarda calibre 20; 838 cartuchos diversos de calibres para espingarda; 13 munições de calibres diversos; 46 embalagens de espoleta; 136 tubos de pólvora; 245 estojos; 70 quilos de esferas de chumbo; R$ 30.140 em dinheiro e uma moto.
O dono do estabelecimento não foi localizado. Foi instaurado inquérito policial para apuração do comércio ilegal de armas de fogo e munições nos termos do artigo 17, da Lei n° 10.826/ 2003, cuja pena é de reclusão de quatro a oito anos. O material apreendido foi levado para o município de Santarém, para ser analisado.
As quatro prisões em flagrante foram feitas em Marabá, Pacajá, Tailândia e Soure. Houve seis mandados cumpridos, com cinco presos, em Santarém, oeste paraense, onde duas espingardas foram apreendidas e foram apreendidas 48 petecas de cocaína. Foram apreendidos ainda uma moto, R$ 4,5 mil em dinheiro, uma espingarda com quatro cartuchos e doze celulares.
A ação policial também ocorreu em Altamira, Breves, Bragança, Capanema, Salinópolis, Itaituba, Novo Progresso, Parauapebas, Rondon do Pará, Redenção, Rio Maria, Santana do Araguaia e Muaná. A operação “Combater II” é uma continuidade da operação “Combater”, deflagrada em 14 de maio deste ano, quando 60 pessoas foram presas e quatro quilos de drogas foram apreendidos no interior.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.