MUNDURUKU: - SOFRIDOS SIM! VENCIDOS NUNCA!

Do Blog Rastilho de Pólvora

Munduruku: Sofridos sim! Vencidos Nunca!
Só blá-blá-blá os indígenas ouviram em suas peregrinações pela capital federal em busca da garantia de seus direitos. A falta de respeito, falta de consideração e fartas  intimidações, fizeram aumentar a dominação sobre esse povo tão sofrido, tão espoliado,entretanto jamais vencido.

Estive recentemente percorrendo o Rio Cururu, indo de aldeia em aldeia, escutando reclames, lamentos, de um povo que não respeitam, não os escutam. Tiram-lhes o direito, estão sendo tratados como se não fossem subumanos.

O Governo garantiu a demarcação, homologação das Terras Indigenas Sai Cinza e Munduruku, e agora quer diminui-las com as construções de complexos hidreletricos, ja que grandes porções de terras serão alagadas.

Energia é o progresso para o branco, - dizem eles... entretanto uma pergunta insiste em não calar: - Como pode se entender que uma construção para beneficiar quem ja tem tantas oportunidades,  possa sepultar crenças, sonhos e até vidas que se perderão nessa luta de contenção que os Munduruku travarão?

Prestem atenção senhores: Os Munduruku retonaram de Brasilia cabisbaixos, humilhados, entretanto ainda não  foram vencidos, e jamais serão. AVANTE POVO GUERREIRO!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.