A culpa é toda sua!

Shot 003
Quando, por alguma razão, eu tentava encontrar algum culpado por uma falha por mim cometida, meu pai apoquentava-me com uma das suas impagáveis tiradas. Olhando-me em tom rispidamente franco, disparava:
- Rapaz, se tu queres mesmo saber quem é o culpado disso, vai até o espelho e o encontraras refletido nele!

Eu não tenho a menor ideia de onde ele achava estes chistes fulminantes, pois era um homem sem letras, que mal terminou o primário, embora eu sempre o flagrasse lendo alguma coisa, o que também me despertou o gosto pela leitura.

Com essas surras verbais que levava nas mais diversas ocasiões – não que eu não tenha levado algumas do seu cinto de couro de maracajá - aprendi a ter presença de espírito para enfrentar as mais constrangedoras situações na vida, a jamais procurar culpados pelos meus próprios fracassos e, principalmente, a levantar, sacudir a poeira, e dar a volta por cima.

Ao ler, ontem (25), no Elite Day, a frase de Jack Ma, o novo homem mais rico da China, que negritei na ilustração, ouvi a voz do meu pai a me tanger ao espelho.

É claro que se transformar em rico ou permanecer pobre não é exclusivamente uma questão de culpa, pois o intricado sistema econômico que está por trás de todo manejo financeiro muito tem a ver com oportunidades e a capacidade de estar à ilharga delas, quando ocorrem.

Mas sob a frase de Ma está o conselho de que não se deve despender tempo procurando os culpados dos nosso fracassos, pois o timão da sua vida cabe a você comandar, e das suas escolhas, nos momentos nos quais dobram os sinos, dependerá a previsão meteorológica do seu amanhã. 

Portanto, não culpe aquela bela moça que fala a previsão do tempo, se ela disse que ia fazer sol, você saiu de casa sem o guarda-chuva e tomou um banho: foi você quem escolheu acreditar nela.
Tecnologia do Blogger.