Jacareacanga: Secretaria de Educação dar posse ao Conselho Municipal de Educação

Numa solenidade simples a Secretária de Educação Jokastt Semblano Queiroz deu posse aos membros do recém-criado Conselho Municipal de Educação. A solenidade aconteceu no auditório da Escola Municipal Carmem Valente da Silva e contou com a presença de servidores da educação, representantes de entidades, vereadores, Secretário de Planejamento Alcides Grando e do Chefe de Gabinete Luiz Henrique Costa que no ato solene representou o prefeito Raulien Queiroz. Instituído em 2013 através da Lei Municipal 378 de 04 de março, o Conselho Municipal de Educação é formado por 8 conselheiros, sendo 4 da sociedade civil e 4 do poder público municipal.

Sociedade Civil Sintepp/Jacareacanga - Francisca Tânia Furtado Aguiar, Pais de Alunos – Marcelo Augusto Gomes, Conselho Tutelar – Pedro Alves, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Hilton Ferreira Soares, Poder Público Funai – Wincla Paz de Aguiar, Secretaria Municipal de Assistência Social – Eliane Cardoso Sena, Câmara Municipal – Evanilson Rosa, Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto – Elda Maria Sousa Nery.

No processo de eleição da presidência do CME duas candidatas se propuseram a concorrer: Francisca Tânia Furtado Aguiar - Sintepp/Jacareacanga e Eliane Cardoso Sena - Secretaria Municipal de Assistência Social. Os conselheiros por maioria dos votos elegeram a professora Francisca Tânia Furtado Aguiar para presidente do CME, que estará à frente do Conselho por um mandato de 2 anos. Segundo a professora Tânia Aguiar, para haver uma educação de qualidade é preciso ter a participação popular. “O CME veio para realizar um anseio dos profissionais em educação e com certeza será uma ferramenta que vai contribuir para nortear as políticas públicas do setor em Jacareacanga”, disse Tânia Aguiar.

Para a secretária de educação Jokastt Semblano Queiroz o CME representa um grande passo para descentralização de algumas ações que antes se reservava ao Conselho Estadual de Educação. “Ao CME é atribuído a fiscalização e autorizações das unidades de ensino e será de grande importância na construção do plano municipal de educação em Jacareacanga”, disse.
Tecnologia do Blogger.