CREPORI DISCUTE PERFIL DE BENEFICIÁRIOS


Moradores e usuários da Floresta Nacional do Crepori, localizada no município de Jacareacanga (PA), participaram da elaboração da proposta de perfil de família beneficiária e de usuários da Unidade de Conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Baseado em levantamentos realizados por servidores do ICMBio e pesquisadores parceiros nos anos de 2011 e 2014, esse trabalho fez levantamento de 83 famílias, em cinco etapas: registro das famílias levantadas no Cadastro Único (CadUnico) e constantes nos levantamentos de famílias dos anos de 2011 e 2014; 1ª reunião do Grupo de Acompanhamento (GA); reunião com moradores e usuários do lado oeste da Flona (Sede de Jacareacanga/PA); reunião com moradores e usuários do lado leste da Flona(Distrito de Creporizão) e 2ª reunião do GA.

O registro das famílias no CadUnico foi realizado durante o mês de maio de 2015, em parceria com a Secretaria de Assistência Social dos municípios de Itaituba/PA e Jacareacanga/PA. O objetivo desta atividade foi a complementação de dados sobre os moradores da Flona e o registro dos mesmos no CadUnico, o que permitiu o acesso a algumas políticas públicas governamentais, como, por exemplo, o Programa Bolsa Verde. Na mesma atividade foram realizadas ações sociais, como corte de cabelo e curso tricô.

A 1ª reunião do GA, realizada nos dias 25 e 26 de Junho de 2015, no município de Itaituba/PA, reuniu representantes dos moradores da Flona e de órgãos públicos governamentais também conselheiros da unidade de conservação. Durante a reunião, a gestão da unidade realizou apresentações sobre legislação pertinente, histórico do trabalho e os resultados do levantamento realizado em 2014. Por fim, o grupo apresentou propostas de características pertinentes aos perfis de beneficiário e usuário da unidade, que foram discutidas e registradas pela equipe do ICMBio.

Então, a proposta elaborada pelos membros do Grupo de Acompanhamento foi apresentada durante reuniões realizadas junto aos moradores do oeste e do leste da Flona, no período de 8 a 17 de julho de 2015, no município de Jacareacanga/PA. O objetivo desta etapa foi apresentar e discutir a proposta, bem como, recolher possíveis sugestões e demandas dos moradores e usuários da Flona, a fim de discuti-las posteriormente na 2ª Reunião do GA.

Uma vez que todas as etapas anteriores foram realizadas, a proposta de perfil de família beneficiária e usuários da Flona do Crepori será consolidada durante a 2ª reunião do GA, a ser realizada em 05 de agosto de 2015, no município de Itaituba/PA. A proposta final será submetida à análise da Coordenação Geral de Povos e Comunidades Tradicionais do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Todas as etapas descritas são consideradas essenciais pela gestão da unidade e têm sido apoiadas pela Coordenação Geral de Povos e Comunidades Tradicionais do ICMBio, com apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo realizadas por servidores do ICMBio, integrantes da Base de Gestão Integrada do ICMBio de Itaituba/PA.

Participaram também das atividades, representantes do conselho consultivo da Flona, como as prefeituras de Itaituba/PA e Jacareacanga/PA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Jacareacanga/PA, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (Semas), Fundação Nacional do Índio (Funai), Serviço Florestal Brasileiro (SFB-MMA) e Fórum dos Movimentos Sociais da BR-163.

Comunicação ICMBio
Tecnologia do Blogger.