Exposição Riobeiras é aberta no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará


Em comemoração aos 400 anos de Belém, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, representado por sua diretora, a Vice-Presidente e Corregedora, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro abre a  exposição Riobeiras, dos artistas Emanuel Franco e Marinaldo Santos. São quarenta obras inéditas, entre desenhos e objetos, com técnicas variadas e linguagens especificas que caracterizam os resultados de produção da dupla de artistas ao longo do período de mais de três décadas de trajetória na área das artes plásticas e visuais.

Os artistas utilizaram de materiais alternativos, extraídos do cotidiano popular da cidade, de suas áreas periféricas e ribeirinhas que pontuam o universo estético dos artistas. Eles apropriam-se desses elementos e sinalizam resultados considerados característicos das suas respectivas construções.

Franco utiliza lonas enceradas como suporte conjugadas com objetos que coletam às margens dos rios, estaleiros e rodovias amazônicas, estes objetos constituem a essência de sua produção e a identidade visual de sua trajetória artística.

Já Santos remete à sua produção coisas que estão dispostas ao seu olhar, e a ao seu alcance, originarias do universo popular da cidade, advindas de cenários que são produzidos como se fossem predestinados ao artista. O objetivo é conduzi-lo à cenas interpretativas de uma visualidade peculiar que registra, ao longo de sua carreira, uma  saudável interação entre o reduto da investigação e as vias de  condução dos seus achados.

A exposição abre 11 de janeiro, às 19h, com visitação também de segunda à sexta, das 8h às 15h, no CCJEPA.
Tecnologia do Blogger.