18 de mar de 2016

Curso prepara militares para agir em diferentes tipos de ocorrências

Sessenta e seis militares iniciaram nesta sexta-feira (18), o Curso Operacional de Rotam (COR), na sede do Comando Geral da Polícia Militar. Participam policiais do Pará e do Maranhão, além de representantes da Marinha e da Força Aérea. As aulas seguem até 5 de maio. Durante este período, eles estudarão as seguintes disciplinas: Doutrina de Rotam, Direito aplicado à atividade policial, Gerenciamento de crises, Técnicas de abordagem, Direitos humanos, Armamento e equipamento, Instrumento de menor potencial ofensivo e Patrulhamento rural voltado para o combate de roubo a banco.
De acordo com o comandante do Batalhão de Polícia Tática (BPOT), tenente coronel Luiz Carlos Rayol, o curso tem o objetivo de garantir a preservação da ordem pública e o bem-estar social. “Esse tipo de treinamento é um investimento da PMPA para preparar o policial militar e desenvolver suas atividades especializadas dentro do contexto da segurança pública, aumentando a efetividade da intervenção policial em determinadas ocorrências: chamadas com reféns, rebeliões, interdição de vias, manifestações diversas, reintegração de posses urbana e rural e roubo a instituições financeiras”, detalhou Rayol.
Dois fuzileiros navais da Marinha do Brasil buscam o aprimoramento técnico-profissional proporcionado pelo COR. A parceria com as forças armadas é uma prática rotineira e muito valorizada. “É muito interessante essa integração com a Polícia Militar. Principalmente com os fuzileiros navais de Belém. Normalmente os militares da PMPA participam do estágio de operações ribeirinhas”, informou o capitão de fragata Robson Clair da Silva.
O Major Cássio Freitas, lotado no 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA) da Polícia Militar de São Paulo, iniciou o evento exemplificando experiências negativas e positivas durante ocorrências da corporação de SP. “O crime em São Paulo tem uma intensidade própria, diferente de outras regiões do Brasil. Isso faz com que a gente vivencie mais e acabe aprendendo com os próprios erros. Então, a minha apresentação aqui foi nesse sentido”, disse o policial.
Cristiani Sousa
Polícia Militar
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Jacareacanga: ACUSADOS DE TRÁFICO DE DROGAS SÃO PRESOS.

  No final da tarde de hoje (25), Policiais Militares de Jacareacanga, estouraram mais um ponto de droga, na cidade de Jacareacanga, s...

PortalBuré

Portal Buré © 2016. Tecnologia do Blogger.