27 de jun de 2016

Seminário de Direito Eleitoral terá link ao vivo.

O Tribunal Regional Eleitoral através de sua  Escola Judiciária Eleitoral do Pará (EJE-PA) realiza nos dias 28 e 29 desse mês no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o Seminário de Direito Eleitoral  voltado para servidores da Justiça Eleitoral, acadêmicos, advogados e magistrados e sociedade em geral.
O evento, que terá como tema às Eleições 2016, terá o objetivo de compartilhar experiências bem sucedidas na área do Direito Eleitoral, bem como, esclarecer aspectos polêmicos da Legislação Eleitoral e os cuidados que devem ser adotados no pleito municipal desse ano.
O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pela internet no site do Tribunal pelo link abaixo


Segue a programação do evento:

DIA 28/06/2016 – TERÇA-FEIRA (MANHÃ)
8h – Credenciamento
9h – Mesa de abertura
9h 30 – Mesa de lançamento do livro
Tema: "Comentários à Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97, de acordo com a Lei nº 13.165/15)”
Expositores (Coordenadores da Obra):
Dr. José Edvaldo Pereira Sales
Doutorando em Direito (UFPA). Mestre em Direito (UFPA). Especialista em Direito Eleitoral (UNISUL/SC). Promotor de Justiça do Estado do Pará.
Dra. Juliana Rodrigues Freitas
Doutora em Direito pela Universidade Federal do Pará e Professora Contratada do Centro Universitário do Pará.
10h – Painel
Tema: “Partidos Políticos e a Minirreforma Eleitoral: consequências para 2016”.
Expositores:
Rafael Morgental Soares
Mestre em Direito pela UFRGS. Especialista em Direito Público pelo IDC. Analista Judiciário, Chefe de Gabinete da Presidência e Coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS.
Elmana Viana Lucena Esmeraldo
Bacharel em Direito. Analista Judiciária do TRE/PA. Especialista em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral. Especialista em Direito Público. Especializanda em Direito Processual Civil. Autora dos livros Processo Eleitoral – Sistematização das Ações Eleitorais e Manual dos Candidatos e Partidos Políticos.
Facilitador: Dr. Sávio Leonardo Melo RodriguesAdvogado atuante no Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Secretário Geral do Instituto Paraense de Direito Eleitoral. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (2006). Pós-Graduado em Direito Eleitoral pela Universidade Federal do Pará (2009).
11h – Palestra
Tema: Redes Sociais e as Eleições
Palestrante:
Alexandre Stumpf
Graduado em Informática pela PUC-RS. MBA em Marketing pela FGV. CEO do Beonpop (http://beonpop.com), empresa que mede popularidade de pessoas e marcas nas Redes Sociais, é especialista em estratégia digital, com foco em campanhas políticas.

DIA 28/06/2016TERÇA-FEIRA (TARDE)

14h 30 – Apresentação do “Programa Brasileiro de Educação Cidadã”
15h – Painel
Tema: “A participação feminina na política”
Expositores:
Dra. Maíra de Barros Domingues
Mestre em Ciência Política, Professora universitária e advogada.
Eneida Desiree Salgado
Mestre e Doutora em Direito do Estado, com estágio de pós-doutoramento na Universidade Nacional Autónoma de México. Professora de Direito Constitucional e Eleitoral na Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora e vice-líder no Núcleo de Investigações Constitucionais.
Facilitadora: Dra. Juliana Freitas – Advogada e Professora do Centro Universitário do Pará
16h – Painel
Tema: “As Eleições 2016 sob a ótica do Ministério Público – Condutas Vedadas”
Expositores:
Dr. Leonardo Augusto de Andrade Cezar dos Santos
Promotor de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo. Mestre em Corrupção e Estado de Direito, pela Universidade de Salamanca/Espanha e Doutorando em Estado de Direito e Governança Global, também pela Universidade de Salamanca/Espanha.
Dr. Bruno Araújo Soares Valente
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará. Experiência na área do Direito Público. Atualmente é Procurador Regional Eleitoral do Pará.
Dr. Alan Rogério Mansur Silva
Membro do Grupo Nacional Executivo da Função Eleitoral – GENAFE de Assessoria ao Procurador-Geral da República.  Atuou como Procurador Regional Eleitoral do Estado do Pará de 2013 a 2015. É Diretor da Associação Nacional dos Procuradores da República - ANPR, desde 2011. Atualmente está atuando no Núcleo de Combate à Corrupção, do MPF/PA.

Facilitador: Dr. Edvaldo Pereira Sales – Promotor de Justiça do Estado do Pará
17h – Palestra
Tema: “Histórico do Protagonismo Político-Judicial da Justiça Eleitoral”
Palestrante:
Min. Torquato Lorena Jardim
Advogado em Brasília. Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (1988-96). Professor de Direito Constitucional na Universidade de Brasília (1977-95). Co-fundador e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE.

DIA 29/06/2016 – QUARTA-FEIRA (MANHÃ)
8h – Palestra
Tema: “Inelegibilidade por Rejeição de Contas Públicas”
Palestrante:
Dr. Walber Agra
Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade Montesquieu Bordeaux IV. Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Diretor e Membro Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais. Procurador do Estado de Pernambuco. Advogado.
9h – Palestra
Tema: “Segurança do Processo Eleitoral Informatizado”
Palestrante:
Giuseppe Janino/TSE
Gestor em Tecnologia da Informação (TI). MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela TWA/Universidade Estácio de Sá/RJ. Pós-Graduado em Análise de Sistemas e Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduado em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Coautor do Projeto da Urna Eletrônica do Sistema Eleitoral Brasileiro.

10h – Painel
Tema: “Financiamento de Campanhas e Prestação de Contas”
Expositoras:
Lígia Limeira
Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis. Pós-Graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública. Palestrante. Articulista. Coautora do Manual Prático das Eleições. Cofundadora do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – PROBEC e Coidelizadora do movimento intitulado "Setembro Cidadão".
Dra. Ana Cláudia Santano
Pós-doutoranda em Direito Público Econômico na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Direito Constitucional. Membro do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral - IPRADE. Membro fundador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e do Instituto Brasileiro de Direito Público. Professora de diversos cursos de pós-graduação em Direito Eleitoral e Parlamentar no Brasil e exterior.
Facilitador: Evandro Ramos – Secretário de Controle Interno do TRE/PA
11h – Palestra
Tema: “Propaganda Eleitoral e Instrumentos de Controle”
Palestrante:
Dr. Olivar Coneglian
Juiz de Direito do Paraná, aposentado, autor de "Eleições - Radiografia da Lei nº 9.504/97" e de "Propaganda Eleitoral". Comendador pelos TRE’s do Pará e do Distrito Federal, por serviços prestados à Justiça Eleitoral.

DIA 29/06/2016 – QUARTA-FEIRA (TARDE)
14h – Palestra
Tema: “Ilícitos Eleitorais na Jurisprudência do TSE”
Palestrante:
Min. Henrique Neves da Silva
Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Advogado. Graduado em Direito na Universidade de Brasília com habilitação em direito financeiro e tributário. Membro do Instituto dos Advogados Eleitorais do Brasil – IBRADE.
15h – Palestra
Tema: “Implicações do Novo CPC no Processo Eleitoral”
Palestrante:
José Henrique Mouta Araújo
Doutor e mestre (Universidade Federal do Pará), com estágio em pós-doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Professor Titular da Universidade da Amazônia e do Centro Universitário do Estado do Pará, Procurador do estado do Pará e advogado.
16h – Painel
Tema: “A Minirreforma e o Registro de Candidaturas – o que mudou?”
Expositores:
Dr. Guilherme Gonçalves
Advogado Especializado e Professor da Pós Graduação em de Direito de Direito Eleitoral na Universidade Positivo, na UEL e na Escola de Ministério Público – MT. Presidente do Conselho Consultivo do IPRADE. Membro Fundador da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político) e do IBRADE (Instituo Brasileiro de Direito Eleitoral). Diretor Executivo da RBDE – Revista Brasileira de Direito Eleitoral.
Vânia Aieta
Professora universitária e advogada militante no Direito Eleitoral. Doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP. Mestre em Direito Constitucional pela PUC-Rio. Possui cursos de especialização na área constitucional e eleitoral. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional – IBDC e do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE.

17h – Palestra
Tema: “Aspectos relevantes da Lei de Inelegibilidades”
Palestrante:
Dr. Marlon Reis
Advogado eleitoralista. Ex-Juiz de Direito no Maranhão. Membro fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Fundador da Abramppe – Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais. Coordenador de Acompanhamento da Reforma Política da Associação dos Magistrados Brasileiros. Redator da minuta da Lei da Ficha Limpa (LC n˚ 135/2012). Professor de programas de Pós-Graduação em Direito Eleitoral.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Jacareacanga: ACUSADOS DE TRÁFICO DE DROGAS SÃO PRESOS.

  No final da tarde de hoje (25), Policiais Militares de Jacareacanga, estouraram mais um ponto de droga, na cidade de Jacareacanga, s...

PortalBuré

Portal Buré © 2016. Tecnologia do Blogger.