Material de apoio para cobertura das eleições

Aos jornalistas do Pará:


Como forma de auxiliar os profissionais de imprensa na cobertura das eleições, a assessoria de comunicação do Ministério Público Federal recomenda a cartilha “Por dentro das Eleições 2016”.

A publicação traz as principais informações sobre o pleito, como calendário, regras e atuação do Ministério Público. 

O material aborda assuntos como irregularidades mais frequentes, uso abusivo da máquina administrativa, gastos de campanha, prestação de contas, doações, propaganda eleitoral, registro de candidatura e demais assuntos passíveis de serem pautados.

Apenas uma informação importante não consta do material: as denúncias eleitorais não são recebidas apenas nos endereços das sedes do MPF nas capitais do país.

As denúncias podem ser feitas tanto nas sedes do MPF nas capitais quanto em qualquer unidade do MPF ou do MP do Estado em qualquer município.

Além disso, as denúncias podem ser encaminhadas pela internet, no endereço cidadao.mpf.mp.br

O serviço também pode ser acessado por meio de aplicativo gratuito para smartphones.


A Justiça Eleitoral também anunciou que vai oferecer um aplicativo para denúncias, o Pardal. O aplicativo deve ser lançado em breve. A relação de todos os aplicativos publicados e a serem publicados pela Justiça Eleitoral está em http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/aplicativos-justica-eleitoral .

Registradas essas atualizações, segue o link para a cartilha citada:


MPF/Assessoria de Comunicação
Tecnologia do Blogger.