Celpa regulariza áreas de gambiarra em Santarém


Com o objetivo de garantir a segurança dos clientes, a Celpa está desenvolvendo ações para regularizar áreas de gambiarras dos bairros periféricos. Na primeira etapa, que encerra na próxima sexta-feira, 30, estão sendo contemplados os bairros Área Verde, Urumanduba e Jaderlândia. Outros bairros, como Ipanema e Nova Vitória, também estão na lista, com a previsão de regularização para outubro.

A Celpa está investindo quase R$ 325 mil, o que representa a instalação de 167 novos postes, 06 transformadores e mais de 17 Km de rede de Média e Baixa tensão. Serão beneficiadas 262 famílias.

A moradora Maria Soares dos Santos, 58 anos, reside há seis no bairro Jaderlândia e disse ter ficado feliz com o trabalho feito pela Celpa, principalmente porque resolveu um problema que vinha causando muita dor de cabeça aos moradores. “Antes era muito ruim, os fios eram no meio da rede. Quando ventava ou chovia, a gente tinha que bater no fio do “poste” para poder voltar a energia”, explicou a dona de casa.

Além de representar risco de vida, as gambiarras prejudicam toda a sociedade. Nesse caso, as ligações são feitas fora dos padrões de segurança, expondo as pessoas ao perigo de acidentes. Outra preocupação é que com a sobrecarga na rede elétrica, que compromete a qualidade do fornecimento e possibilita riscos de queimas de eletrodomésticos, por exemplo.
O padeiro Everaldo Amaral, 50 anos, é morador do bairro Jaderlândia há 22 anos. 

De acordo com ele, as pessoas viviam reféns dos famosos “gatos” no dia a dia, principalmente porque se tratava de área de invasão. A partir da regularização pela Prefeitura, a rotina dos moradores começa a mudar. Surgem pequenos empreendimentos, o que era impossibilitado pela falta de energia segura. “Agora, melhorou cem por cento”, comemorou.

Segundo o Executivo da Área de Expansão da Celpa, Márcio Moraes, as áreas de gambiarras não possuem rede elétrica regular e, notadamente, o consumidor está ligado em redes extremamente precárias, sem qualquer atenção à qualidade e segurança. Normalmente a ligação é feita pela própria comunidade, com arames farpados e cabos de qualquer tipo e bitola, além de nenhuma proteção.

A regularização representa a garantia da cidadania e mais conforto e segurança às famílias. Conforme Moraes, toda a rede é confeccionada dentro das normas e padronizações da concessionária, com equipamentos modernos e de última geração. Desta forma, é oferecido aos clientes regularizados, mais segurança na distribuição do serviço, permitindo que os mesmos tenham serviços de qualidade e sem riscos, bem como iluminação pública. Além da regularização, a Celpa também esclarece sobre economia de energia elétrica e tarifa social.
Tecnologia do Blogger.