Seara Amazônia é revitalizada pela Celpa


Acontece nesta quinta-feira, 27, a inauguração da reforma do prédio da Seara - Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia, que funciona em Santarém, oeste do Pará. O trabalho faz parte do Projeto Energia Social, desenvolvido pela Celpa. Além da reforma no prédio, a concessionária também estará entregando uma sala de informática toda estruturada e com computadores modernos que visam atender um anseio antigo da instituição. O projeto providenciou ainda materiais para as atividades lúdicas e de lazer da Entidade, como playground novo e tatames; além de materiais para a facilitação do trabalho das docentes e coordenações, como: estantes para a biblioteca, arquivos gaveteiros, além da instalação de ventiladores nas áreas dos refeitórios das duas unidades de atendimento da Seara e ainda foram feitas reformas e pinturas nos prédios da Entidade. A iniciativa visa oferecer melhor qualidade de vida aos duzentos e trinta alunos atendidos atualmente.

Por meio dessa parceria, a Celpa pretende contribuir com o desenvolvimento intelectual de crianças, adolescentes e jovens carentes e que buscam auxílio na instituição. No total, foram investidos R$ 300 mil reais.

De acordo com a gerente da creche, Narelly Rodrigues, a ideia inicial é que a sala de informática seja utilizada para a capacitação dos adolescentes e jovens atendidos, dentro dos Programas de Educação e Cidadania - PEC; e Programa Jovem -  Formação e Vida da Seara, que juntos somam 30 jovens e 60 adolescentes. Além de melhorar as instalações da entidade para otimização do trabalho dos funcionários e melhor atendimento das crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

A Seara é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua em Santarém há 37 anos recuperando a nutrição de crianças de baixo peso, sobrepeso e obesidade infantil, provenientes de famílias de baixa renda, bem como resgatando adolescentes e jovens que se encontram em vulnerabilidade social na periferia da cidade e atendendo as famílias carentes em um trabalho de assistência e empoderamento social. A Organização possui duas unidades de atendimento, o Centro Educacional João de Barro, conhecido como creche Seara, que oferece educação infantil, creche e pré-escola, e o Centro Integrado de Apoio e Formação Familiar - CIAFF/Seara, que mantém atividades com crianças de 6 a 12 anos e jovens de 13 a 17 anos no contra turno escolar, e ajuda na iniciação ao mercado de trabalho dos jovens. As mães que frequentam o local recebem orientações sobre diversos temas, por meio de palestras e participam de cursos profissionalizantes.

De acordo com a analista de Responsabilidade Social da Celpa, Michelle Miranda, o Energia Social já vem beneficiando outros municípios do Estado. Em Santarém permite garantir um futuro melhor às crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A solenidade de inauguração, acontece nesta quinta-feira, às 10h e contará com a presença do presidente da Celpa, Nonato de Castro.
Tecnologia do Blogger.