DSEI RIO TAPAJÓS REALIZA I REUNIÃO AMPLIADA DO CONTROLE SOCIAL, ENTREGA DE EQUIPAMENTOS E COMEMORAÇÃO DO DIA DO INDIO.



O Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós através Conselho Distrital de Saúde Indígena realizou de 12 a 14 de Abril de 2017 a I Reunião Ampliada do Controle Social da qual teve como pauta principal a Eleição da nova presidência do CONDISI DSEI RT, Discussão da Força de Trabalho e o Dia “D” para fortalecimento do Controle Social da Saúde Indígena, estiveram presentes as etnias em sua maioria: Munduruku e Kayapó.

Oportunamente foram convocados os novos membros do CONDISI, sendo 50% usuários, 25% gestão e 25% trabalhador totalizando 24 membros, durante o processo de eleição fora manifestado apenas uma única chapa composta por Marisa Kabá Munduruku Presidente e Sandro Paygo Munduruku Vice-presidente, que, em votação teve 20 votos computados a favor e os 4 votos ausentes foram dos membros que não compareceram a reunião. Sendo eleita por unanimidade pelo os membros do CONDISI Marisa Kabá Munduruku presidente e vice Sandro Paygo Munduruku do CONDIS DSEI RT biênio 2017/2019, sendo empossados em seguida.

Após o termino da eleição do CONDISI fora discutido a Força de Trabalho na saúde indígena, estavam presentes todos os 139 caciques lideranças das aldeias pertencentes ao Dsei Rio Tapajós, ainda o conselho distrital eleito e empossado. Esteve presente na reunião a Coordenadora Executiva do Fórum Nacional de Presidentes dos CONDISI’s - FPCONDISI Lucinha Tremember e Marcos Antônio da Silva Pádua Assessor Jurídico do Controle Social SESAI/Brasília, estes aprestaram as lideranças e conselheiros presentes as formas de contratação com suas vantagens e desvantagens, onde fora decidido por unanimidade dos presentes que continue a forma de contratação CONVÊNIO.

A Coordenadora Distrital Cleidiane Carvalho esteve presente durante toda a reunião e enfatiza que o processo eleitoral é democrático e que a decisão em sua maioria demonstra que a população tem domínio sobre conhecer de fato o Regimento do CONDISI e que levam a serio esse processo, do qual é de suma importância junto à gestão para que a Politica de Saúde Pública seja soberana no território.
Ainda no território a coordenadora Cleidiane Carvalho realizou entrega de equipamentos nos dias 15 e 16 de abril, nas aldeias Kabá Iboy, Aldeia Monte Alegre e Jacarezinho, na oportunidade foram entregues 3 voadeiras modelo rabeta, com capota e bancos acolchoados, 1 motor grupo gerador e 1 bomba d’água.

Os Caciques Raimundo Kabá, Dolores Karo Munduruku e Osmarino Manhuary Munduruku ficaram agradecidos pelo o recebimento das voadeiras e demais equipamentos e afirmaram zelarem pelo os bens recebidos. Agradeceram a equipe do Dsei RT presente durante a entrega e ressaltaram o empenho dos Secretarios SESAI, aonde estes vem dando continuidade dos serviços de saúde para a população indígena.

E hoje, dia 19 de abril, Dia Nacional do Índio a Casa de Saúde do Índio de Itaituba - PA, através da coordenadora de enfermagem Ângela Braga e sua equipe multidisciplinar de saúde promovem uma atividade de valorização da cultura indígena com a presença das etnias Munduruku e Kayapó, com danças, musicas e alimentação tradicional, ainda pinturas culturais do povo Munduruku. 

A Coordenadora da casai enfatiza que “é de suma importância o fortalecimento da cultura no ambiente da casa de saúde, uma vez que, as famílias indígenas necessitam sentir-se bem acolhidas em um ambiente que proporcione conforto como se eles estivessem em suas aldeias de origem” disse a coordenadora Ângela Braga, enfermeira há 12 anos na saúde indígena. O evento contou com a presença com coordenadora Distrital Cleidiane Carvalho, da qual recebeu uma homenagem dos povos indígenas por sua luta em busca de saúde melhor para a população indígena de jurisdição do Dsei Rio Tapajós. 
Tecnologia do Blogger.