POLÍCIA CIVIL DO PARÁ PROMOVE MUDANÇAS DE TITULARES DE DELEGACIAS OPERACIONAIS

A Polícia Civil formalizou, nesta quinta-feira, 24, a assinatura dos termos de posse de integrantes do Conselho Superior da Polícia Civil (Consup), durante sessão ordinária do órgão, em Belém. O procedimento foi realizado em função de mudanças dos delegados titulares das Diretorias Operacionais da Polícia Civil definidas pelo delegado-geral, Rilmar Firmino.
Os diretores operacionais da Polícia Civil têm assento como conselheiros do Consup, órgão consultivo e deliberativo da corporação policial, responsável pela tomada de relevantes decisões dentro da instituição.
As assinaturas dos conselheiros foram realizadas após mais uma sessão do Conselho para julgamento das avaliações de estágio probatório de dois servidores do quadro policial que ingressaram na instituição policial em 2014 e, que, portanto, completaram o período de três anos nos cargos de carreira policial.
Nos dois julgamentos realizados, nesta quinta-feira, os servidores públicos foram mantidos nos cargos. As mudanças, explica o delegado-geral, são sempre importantes para a administração pública.
 As mudanças anunciadas são as seguintes:
A Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), responsável pela coordenação das Delegacias e Seccionais em Belém e Região Metropolitana, passa a ser dirigida pelo delegado Aldo Botelho Macedo, então diretor da Seccional da Cremação.
A Diretoria de Polícia Especializada (DPE), responsável em coordenar as Divisões Especializadas, passa a ser dirigida pelo delegado Cláudio Galeno, então titular da DPM.
A Diretoria de Polícia do Interior (DPI), responsável em coordenar as Delegacias, Seccionais e Superintendências Regionais do interior do Estado, passa a ser dirigida pelo delegado Sílvio Maués, então titular da DPE.
 A Corregedoria-Geral da Polícia Civil (Corregepol), órgão correicional da instituição policial, agora será dirigida pelo delegado João Bosco Rodrigues Junior, então titular da DPI.
A Consultoria Jurídica da Polícia Civil (Conjur) agora passa a ser coordenada pela delegada Liane Martins, então titular da Corregepol. A advogada Kelly Castelo Branco, que estava à frente da Conjur, vai coordenar o Programa Sala Verde: Ambiente Seguro, projeto de educação ambiental sediado na Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA).
ESTÁGIOS PROBATÓRIOS Durante os julgamentos, os membros do Consup expõem suas avaliações sobre os pareceres dos relatores das avaliações dos estágios probatórios de cada policial civil para, no final, julgar pela permanência ou não dos servidores nos cargos. Os processos de avaliação dos estágios, por seu turno, são realizados por comissões de servidores públicos da Polícia Civil e contam com seis avaliações de critérios, tais como idoneidade moral, aptidão, disciplina, assiduidade, dedicação ao serviço e eficiência.
Os julgamento dos estágios probatórios são realizados pelos conselheiros membros do Consup, órgão colegiado presidido pelo delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, e formado pelos titulares das Diretorias de Polícia do Interior, de Polícia Especializada e de Polícia Metropolitana; da Corregedoria; da Academia de Polícia (Acadepol); e por um representante do Sindicato dos Servidores Públicos da Polícia Civil do Pará, além de três delegados de carreira eleitos pelos membros-natos.
ASCOM/PC

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.