Comunidade de Creporizinho ajuda PM a construir novo Posto Policial
A segurança pública ganhará no início de dezembro as novas instalações do Posto Policial Destacado da Polícia Militar do distrito de Creporizinho, pertencente a cidade de Itaituba, sudoeste do Pará, distante, aproximadamente, 450 km da sede do município. As novas instalações são fruto de uma parceria dos policiais destacado ali e da comunidade, que recebeu de braços abertos essa empreitada de construir um novo prédio com a guarnição do sargento Renúbio, que está há alguns meses no comando daquele destacamento. Mas não foi fácil, precisou de muito esforço dos policiais e engajamento da comunidade. Também foi fundamental a contribuição de empresários, como a do prefeito de Itaituba Valmir Climaco, que doou uma moto para angariar fundos. Esse prédio dará melhores condições de trabalho aos militares que prestam serviço na comunidade e um ambiente mais agradável para a população que procura atendimento. A unidade de polícia atende diversos garimpos situados na região garimpeira, sendo em torno de 4 mil moradores de Creporizinho e mais de 3 mil pessoas que moram em pelo menos 10 comunidades da região da rodovia PA-Transgarimpeira atendidas pelos policiais militares sediados naquele distrito.
No dia 14 agosto de 2017 teve início a construção do prédio onde será a nova sede do Posto Policial Destacado - PPD 106 Creporizinho. Essa obra só começou a ser realizada após a chegada da Guarnição comandada pelo 1º SGT PM Renúbio e seus auxiliares 2º SGT Adelson, 3º SGTs Jorge e SGT D. Silva, cabos Moura, Francieude, Tavares, Rabelo e Laudenir.
O movimento da comunidade para esta construção iniciou-se com um bingo beneficente, onde toda a comunidade se empenhou com muito esforço para colaborar, cuja premiação foi uma moto POP 110, doada pelo atual Prefeito Valmir Climaco, doação que ele fez como empresário.
![]() |
Todo dinheiro arrecadado no bingo foi destinado para pagar a mão de obra |
comprar o material restante. Segundo o sargento Renúbio, desde o início da obra não faltou esforços de todos, sendo que em torno de 90% dos colaboradores são da comunidade de Creporizinho. Mas as comunidades vizinhas também participaram dessa empreitada, como os garimpeiros que trabalham na Pista do Meio, Nova Descoberta, Invasão, Surubim, Tabocal e Palhal, entre outas. Também foram parceiros nessa luta a Fazenda Santa Rita, com o Caminhoneiro que transporta óleo para a comunidade, trazendo em seu caminhão os materiais que eram comprados na cidade de Itaituba. Participação também importante dos serradores que doaram toda a madeira do telhado e do forro.
A própria GU PM participou dos trabalhos diretamente fazendo serviços braçais, carregando areia, tijolos, madeira, telhas e os materiais que estavam sendo descarregados. Esta obra era pra ser feita há vários anos por governantes que sempre prometiam e nada se cumpria. Graças a Deus e aos esforços e a ajuda de todos desta comunidade e região vizinha, este sonho está sendo realizado, e em poucos dias o novo prédio do PPD 106 Creporizinho será finalizado e se tudo correr dentro do esperado a inauguração ocorrerá na data prevista, dia 2 de dezembro.
Fonte: Blog RPI
Comente aqui