Celpa: Nova Subestação de energia será inaugurada em Altamira

A obra vai beneficiar toda a cidade de Altamira, e diretamente, o Aeroporto e em torno de 11 mil famílias de onze bairros do município
A subestação Princesa do Xingu será inaugurada no próximo dia 21, segunda-feira, pelo presidente da Celpa, Nonato Castro, durante cerimônia que contará com a participação de toda a sociedade local. A obra suprirá o aumento de consumo de energia que houve em função do crescimento da cidade nos últimos anos.
Localizada à rua Sebastião Lúcio de Oliveira, no bairro Ibiza, a nova subestação vai beneficiar cerca de 35 mil clientes, em todos os bairros, já que os novos alimentadores originados na Subestação Princesa do Xingu irão também descarregar as demais redes, que continuarão a ser atendidas pela atual subestação Altamira que supre toda a cidade. Diretamente, serão beneficiadas cerca de 11 mil famílias dos bairros Sudam II, Centro (parte), Esplanada do Xingu, Bela Vista, Jardim Uirapuru Independente, Jardim Oriente Independente, Jardim dos Estados, Ibiza, Jardim Independente III, Cidade Jardim e Independente II, com energia firme e de qualidade. O aeroporto da cidade também estará entre os beneficiados diretamente. A melhoria deve reduzir significativamente as interrupções do fornecimento.
O investimento da concessionária na subestação fica na ordem dos R$ 7,3 milhões e o empreendimento será suprido pela linha de distribuição que vem da subestação Altamira. “A população do município aumentou significativamente com a chegada de grandes obras como a Usina de Belo Monte, e por conta disso cresce a demanda por energia de qualidade. E para que não tenhamos problemas e também possamos incentivar o desenvolvimento de Altamira, estamos fazendo esse investimento na região do Xingu”, explica o executivo de Manutenção, Adriano Freitas.
Com obra iniciada em agosto de 2017, a nova subestação Princesa do Xingu já entra em operação com uma das tecnologias mais avançadas para o segmento, pois possui um dos melhores sistemas automáticos para recomposição em casos de imprevistos. O Sistema de comunicação da subestação também é otimizado e ocorre em alta velocidade por meio de fibra ótica, com monitoramento 24 horas direto do Centro de Operações Integradas da Celpa. Outro ponto importante é a garantia da entrada do sistema de medição operacional da subestação que irá ajudar no controle de demanda e combate às perdas de energia.
Para o executivo de relacionamento com o cliente, Anderson Torres, a Princesa do Xingu já representa desenvolvimento para todo o município, pois com energia firme aumenta a possibilidade da chegada de grandes empresas. “Trata-se de uma obra muito importante, uma vez que temos a oportunidade de melhorar os indicadores relacionados a qualidade do nosso principal serviço que é levar energia com mais qualidade para os nossos clientes, avalia Anderson.
O PAPEL DAS SUBESTAÇÕES – A Celpa é uma distribuidora de energia elétrica e no cenário do setor elétrico brasileiro ainda existem as geradoras e as transmissoras. As subestações da Celpa são responsáveis pelo início da distribuição da energia. Funcionam como pontos de entrega de energia para os consumidores, pois antes de chegar às residências, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas subestações. Daí os transformadores farão o aumento ou diminuição de tensão para que a energia se adeque ao consumo dos clientes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.