MORRE ZE ARARA, O REI DO OURO

Morre José Cândido de Araújo, o lendário "Zé Arara"
Por: Luis Henrique Santos de Macedo
Agora pela manhã, em Florianópolis-SC, encerra sua trajetória hollywoodiana, o Senhor José Cândido de Araújo, o lendário ZÉ ARARA. Maranhense de Santa Quitéria, mas que criou sua grife em Itaituba-PA, tornando-se o maior comprador de ouro da história.
Centenas de kg do metal precioso por dia. Coisa de ir a São Paulo, de jatinho, pela manhã, e devido ao volume de negócios, voltar no mesmo dia à "Cidade Pepita". Apesar de ter um confortabilíssimo apartamento na megalópole "Cidade da Garoa".
Chegou a possuir muitas aeronaves pequenas. Comandou, por muito tempo, o famoso garimpo Patrocínio, um dos maiores da região do Tapajós. Implantou o hotel "Pousada das Araras", na paradisíaca Parnaíba-PI. Na inauguração, ao fim dos anos de 1980, levou vários amigos de Itaituba, em seus aviões. Os que iam em outros, na rota, em escala, bastava dizer: "Sou convidado do Zé Arara". Pronto. Combustível liberado. Meus pais Truth e Dulcinéa estavam entre eles.
Em sua história empresarial ajudou muita gente a levantar um patrimônio considerável. Digamos que foi "pai de muitos".
Amigo de meu pai Truth (in memória) e de minha família, desde os anos 60. 
Excêntrico, porém, com um grande coração.
Respeitosamente, merece homenagem de todas as esferas, da querida cidade de Itaituba.
Vá em paz, emblemático ZÉ ARARA!

A história de Zé Arara é rica em episódios e alguns, ao serem citados hoje, podem até soar como fantásticos demais para alguns. O homem que faz parte da história do ouro na amazônia também foi tema de inumeras matérias, inclusive pelo Globo Repórter - Rio Tapajós - Tempos de Ouro.
Fonte: Andreia Siqueira News

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.