Trairão: Município de Trairão recebe escola estadual reformada e ampliada

Seguindo a agenda do Governo por Todo o Pará, no oeste paraense, o governador Helder Barbalho reinaugurou, no início da tarde de sexta-feira (22), no município de Trairão, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Everaldo Martins, que atende cerca de 950 estudantes. O colégio, considerado a instituição de ensino mais importante do município, tem 35 anos de história e nunca tinha recebido uma reforma dessa amplitude. Um sonho antigo da população que agora se tornou realidade, por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

Segundo o diretor do Ensino Médio da escola, Cleocir Blauth, que está na instituição desde 2006, as instalações do colégio estavam precárias, o que influenciava diretamente no desempenho dos alunos e rendimento dos professores. "Hoje, percebemos uma grande diferença, pois os alunos têm orgulho, têm alegria em vir pra cá. E os profissionais também tiveram a sua autoestima elevada. Só podemos agradecer ao governador por esse presente", contou.

A aluna Taíssa Miranda, de 16 anos, estudante do segundo ano do Ensino Médio, reiterou o que disse o diretor. "As nossas salas eram quentes e apertadas, o que era muito ruim pra nós. Agora, temos uma escola mais ampla e climatizada, dá mais vontade de estudar", comemorou.

Acompanhado do vice-governador Lúcio Vale, Helder Barbalho recebeu homenagens dos alunos da escola logo que chegou ao local. Ele descerrou a fita e a placa de inauguração junto a alunos e à secretária de Estado de Educação, Leila Freire. Em seguida, o chefe do Executivo conheceu alguns setores do colégio, como laboratório de informática, copa-cozinha e biblioteca.

Em uma das salas de aula, a secretária Leila Freire explicou que parte dos equipamentos, adquiridos pelo Governo para a escola, ainda não foi instalado em função de atraso das carretas que fazem esse transporte. Segundo ela, as chuvas tem dificuldade o acesso ao município. “Em breve, esses utensílios, como carteiras escolares novas, computadores e kits de alimentação serão recebidos”, garantiu.

"Apesar das dificuldades, temos buscado a eficiência, a eficácia e a equidade nesse trabalho à frente da educação no Estado. Não importa onde tenha um aluno nosso, se em uma comunidade quilombola, aldeia indígena ou em um município mais distante da capital. Todos merecem ter um ensino de qualidade", frisou Leila Freire.

O governador Helder Barbalho fez questão de dizer à população de Trairão, que mantém firme o compromisso assumido ainda durante campanha eleitoral de se fazer presente onde haja um ou uma cidadã paraense. Ele parabenizou os estudantes da Escola Everaldo Martins, cujo nome homenageia um político da região já falecido, pela obra de revitalização e desejou sucesso a todos.

O chefe do Executivo Estadual reiterou sua posição de crer na educação como único caminho eficiente de transformação social e se comprometeu com outras obras importantes para o município, como o ginásio de esportes, iniciado na gestão passada e inacabado, e o asfaltamento de ruas da cidade. "Vou voltar a esta região em maio e quero poder inaugurar o ginásio. Também quero poder fazer a assinatura do contrato para execução dos doze quilômetros de asfalto que estamos pactuando com o município e da obra do hospital municipal, uma outra demanda que me foi levada pelo prefeito, durante atendimento no programa 'Governo por Todo o Pará'", assegurou.

Também participaram da solenidade deputados estaduais, secretários e vereadores de Trairão e representantes das comunidades do município.

Por Elck Oliveira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.