Celpa: Ecocelpa completa um ano em Santarém

Projeto arrecadou mais de 30 toneladas e vem contribuindo com a preservação do meio ambiente, além de dar descontos na conta de energia por meio da troca dos​ resíduos recicláveis
       
Com a missão de contribuir com a preservação do meio ambiente, através da coleta seletiva de resíduos recicláveis, que ainda são trocados por descontos na conta de energia elétrica, o posto do Ecocelpa completa um ano no município de Santarém, no oeste do Estado.  

São mais de 14 postos espalhados pelo Pará, conforme explica o líder da área de Eficiência e Inovação da Celpa e um dos responsáveis pelo projeto, Hugo Cardoso. “O Ecocelpa está em expansão, a entrada em atividade do posto, no oeste do Pará, reforça o nosso compromisso de multiplicar cada vez mais a inciativa. Em um ano de implantação foram mais de 30 toneladas de resíduos. Um resultado que nos motiva a continuar pensando como melhorar a nossa vida, com mais sustentabilidade e compromisso ambiental”, ressalta.

O Ecocelpa em Santarém, desde que foi implantado, em março de 2018, já arrecadou 35.917,84 quilos de resíduos e cadastrou mais de dois mil clientes (exatos 2.022). Em relação aos tipos de materiais coletados, o campeão foi o papel com 29.144 quilos; seguido pelo plástico com 4.226 quilos.

Entre os mais de dois mil clientes está André Figueiredo, que desde que se cadastrou, tornou-se mais consciente em relação ao descarte do lixo e uma vez por mês vai ao Ecocelpa levar papelão para garantir aquele desconto na energia e ainda ajudar a manter limpo e vivo os rios e as ruas de sua cidade.

“Desde que eu soube do posto eu não deixo de vir, é uma forma boa demais para ajudar e também economizar na conta de energia”, avalia.

Para se tornar um “Cliente Ecocelpa” basta ir ao posto de coleta, munido da fatura de energia e realizar o cadastro. Além desses benefícios, a distribuidora também disponibiliza o cadastro de instituições sociais sem fins lucrativos, para receberem o desconto na fatura de energia. O cliente pode indicar a conta contrato da instituição e os bônus serão repassados a entidade. As instituições já cadastradas no sistema do Ecocelpa emSantarém, estão com seus nomes disponíveis no posto. 

RECICLAGEM – Em atividade há quase três anos, o Ecocelpa já conseguiu coletar 7.391.32,16 toneladas de resíduos recicláveis. Essa quantidade significa 19.865,67 toneladas capturadas de gás carbônico, substância altamente nociva ao meio ambiente. Essa contagem também representa uma economia de 35.669,16 MWh (Megawatt), em se tratando de energia elétrica, pois para cada tipo de material reciclado, tem-se uma economia energética, devido ao seu reprocessamento e a não retirada direta das matérias primas na natureza.

Veja os resíduos que podem ser trocados:

Plástico: garrafas pet, embalagens de produtos delimpeza, massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares.

Metais: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas,panelas, sucatas de ferro.

Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão.

Tetra Pack: caixas de leite ou sucos, caixinhas demolhos ou achocolatados.

Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado. 

SERVIÇO: O posto Ecocelpa Santarém fica localizado na Praça Barão de Santarém, no Bairro da Prainha e funciona de segunda à sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h. E aos sábados de 8h as 12h. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.