Força Aérea suspende buscas a monomotor que desapareceu com dois no oeste do Pará.


Voos totalizaram 36 horas em uma área de 3.172 km². Aeronave desapareceu no dia 12 de abril, e a família do piloto segue nas buscas.

Por Geovane Brito, G1 Santarém — Pará

Após 36h de voos, a equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu as buscas ao monomotor que desapareceu no dia 12 de abril com duas pessoas no Pará. A área da operação se concentrou entre os municípios de Alenquer e Monte Alegre, no oeste do estado.

A suspensão da operação ocorreu na quarta-feira (24) após a equipe cumprir quatro padrões de buscas, de acordo com protocolos internacionais, na área total de 3.172 km² - o que equivale a mais de 3 mil campos de futebol. As buscas iniciaram no dia 20, com média de 7h de voos diários.

De acordo com a FAB, a área é de mata fechada e região montanhosa, e esses fatores dificultaram a observação visual das equipes de busca e salvamento.

A missão foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Manaus (Salvaero), equipada com a aeronave SC-105 Amazonas, que tem tecnologia avançada para essas ações, como o sistema eletro-óptico de busca de imagem e por espectro infra-vermelho capaz de detectar calor em áreas remotas.

Ao G1, a família de um dos desaparecidos, o piloto Leonardo Pereira Machado, lamentou a FAB não conseguir localizar a aeronave e informou que continua nas buscas.

Na quarta-feira (24) foram feitos voos particulares próximos ao rio Jari e Ipitinga. Também pelos rios equipes se dividiram para procurar os desaparecidos ou vestígios da aeronave.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.