Celpa alerta para os cuidados durante podagem perto da rede elétrica

A concessionária reitera que as equipes só realizarão a podagem em casos onde os galhos ou as árvores estejam afetando o sistema elétrico ou pondo em risco os moradores

Manter em harmonia a natureza e oferecer energia elétrica com segurança e qualidade, em áreas urbanas e rurais das cidades da Amazônia, é necessário, mas requer atenção redobrada quando as árvores crescem demais, os galhos crescem e tocam na fiação elétrica. O resultado pode ser uma interrupção do fornecimento de energia ou em casos mais graves, acidentes. Nesses casos vem a podagem. Chamar o caseiro, um vizinho ou alguém da família para ajudar é costume, mas pode se tornar um risco à vida de quem aceitou ajudar e até para os que passam por perto.

Cabe ressaltar que a responsabilidade para manter as árvores em harmonia nas ruas ou em praças públicas é das prefeituras. Apenas nos casos em que há risco de contato com a rede elétrica, a concessionária de energia da cidade, deverá ser acionada, para avaliar a situação.     

De acordo com o executivo da área de manutenção da Celpa, Clécio Tabaranã, quando uma árvore estiver muito próxima ou em contato com fios da rede elétrica, é preciso intervenção dos órgãos responsáveis. 

“As árvores são condutoras de energia. Qualquer descuido que venha acontecer, como tocar objetos nos cabos energizados, pode ser fatal ou se um galho maior chegar a derrubar algum cabo, poderá atingir outras pessoas, que estiverem próximas ou passando pelo local, além de deixar famílias sem energia, em casos menos graves”, ressalta.

A Celpa também chama a atenção para os procedimentos que devem ser seguidos pelo cliente. As equipes da concessionária só realizarão a podagem em casos onde os galhos ou as árvores estejam afetando o sistema elétrico ou pondo em risco moradores. O cliente deve acionar a distribuidora por meio de seus canais de atendimento, gerando assim um pedido de serviço, que deverá ser programado em caráter de urgência ou não. 

A concessionária não realiza podagem ou retirada de árvores que não estejam oferecendo algum tipo de risco ao sistema elétrico. Para isso, os órgãos ambientais dos municípios devem ser acionados.

É muito comum o cliente procurar ou entrar em contato com o atendimento da Celpa para que seu serviço de podagem ou retirada de árvore seja feito. Mas a distribuidora reforça que segue as normas do setor elétrico e se for preciso, pode sim ser acionada também pelos órgãos ambientais ou agir em conjunto para garantir a segurança da população e do fornecimento de energia, em casos necessários.       

Dicas de segurança:
- Curto na rede provocados por galhos ou árvores, contatar a Celpa e pedir auxílio;
- Não tente cortar galhos e árvores próximas a rede elétrica; 
- Muito cuidado ao subir em árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar colher frutos ou sementes. A rede pode passar perto dos galhos e provocar acidentes;
- Não suba nas árvores. Galhos podem tocar a rede e energizar a árvore, causando choque que, em alguns casos, podem ser fatais;
 - Em caso de ocorrência entre imediatamente em contato com a Celpa pelo número 0800 091 0196.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.