Celpa: Almeirim terá energia elétrica de maior qualidade

Na véspera de completar 52 anos de fundação, comemorados na última sexta-feira (24), o distrito de Monte Dourado, localizado no município de Almeirim, na região do Baixo Amazonas, ganhou uma nova subestação de energia, que garante energia de qualidade a mais de 43 mil famílias e representa um grande avanço para esta região, já que grandes empresas instaladas nesta localidade terão maior segurança para continuarem suas atividades e a população em geral poderá usufruir de energia firme.

A subestação de Monte Dourado, distrito que fica a 73 km de Almeirim, cujo acesso se dá apenas por estrada, representa um marco para a região e, também, para o setor elétrico, já que a cidade de Almeirim e comunidades do entorno estão sendo atendidas com energia elétrica do sistema nacional, decretando o fim da operação da antiga usina à diesel. 

Com a operação da SE, mais de quatro mil litros de óleo diesel deixarão de ser utilizados por ano, diminuindo os danos pelos riscos ambientais associados ao manuseio e queima desse combustível, o que equivale a cerca de 11 mil toneladas de gás carbônico (CO2) emitidos para a atmosfera.

De acordo com o diretor de Operações Técnicas da Celpa, Sérgio Valinho, esse é um momento histórico, pois Monte Dourado é mais uma região a se conectar ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

“Recebemos o pleito dessa região, a Celpa realizou os estudos e após o trabalho estamos entregando à comunidade essa importante obra aqui em Almeirim e em especial para Monte Dourado. Sem dúvida alguma, esta subestação vai dar maior segurança e confiabilidade às operações de empresas que já estão instaladas e outras que pretendem se instalar e vai garantir, também, suprir a demanda por energia que já é bastante alta em todo o município e nas localidades do entorno”, explica o diretor.

Além de Monte Dourado, a subestação leva energia de qualidade a Almerim e às Vilas Planalto, Munguba e São Miguel.  A capacidade operacional do empreendimento será responsável por atender a uma população equivalente a cerca de 130 mil habitantes, através de sistema formado por três transformadores e três novos alimentadores de energia.

MAIS SEGURANÇA PARA QUEM INVESTE – Representantes de empresas instaladas em Monte Dourado avaliaram positivamente a entrega da nova SE. 

“A inauguração dessa subestação é um grande momento para o município. Ela traz uma tranquilidade muito grande para quem quer empreender aqui no Vale do Jari, principalmente na cidade de Almeirim, no distrito de Monte Dourado, na Vila de Munguba. É de suma importância que chegasse essa energia que, sem dúvida, traz segurança a todo empreendimento”, avalia Paulo Roberto da Silva, gerente de Infraestrutura do Grupo Jari, empresa instalada há mais de 20 anos em Monte Dourado.

Depois de Monte Dourado, a Celpa, também, deve entregar brevemente as subestações dos municípios de Alenquer e Monte Alegre, localizadas na região conhecida como “Calha Norte”, na margem esquerda do rio Amazonas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.