Infraero capacita gestores de aeroportos regionais


André Paxiúba - Adm do Aeroporto de Itaituba
De 3 a 7 de junho, a Universidade Infraero promoveu o Curso Básico para Gestores de Aeroportos Regionais (CBGAR) na Unidade de Apoio à Execução de Serviços de São Paulo (UASP), em Congonhas.

O objetivo é capacitar os participantes nos conhecimentos básicos necessários à gestão das atividades de operação de passageiros e aeronaves, segurança operacional, proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita e nas ações iniciais de resposta às emergências – estabelecidas no Plano de Emergência do Aeroporto e Programa de Segurança Aeroportuária.

O treinamento foi ministrado pelos instrutores Eduardo Renato Ludwig, do Aeroporto de Bacacheri; Alysson Cabral Ribeiro, do Aeroporto de Vitória; e Mônica Aquino de Oliveira, pedagoga da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento, e teve a participação de 27 profissionais, entre gestores dos aeroportos regionais indicados no Programa de Treinamento de Profissionais de Aeroportos - Treinar, da Secretaria de Aviação Civil - SAC do Ministério da Infraestrutura; da Infraero e de outros aeroportos regionais, cujas vagas foram comercializadas. 

De acordo com um dos participantes, o encarregado de Manutenção do Aeroporto Internacional de Recife, Vladimir Levin, o curso é muito bom: “A forma como o conteúdo foi estruturado conduz o aluno desde os aspectos mais elementares da gestão, como a comunicação com os stakeholders, órgãos públicos e ‘os elos do sistema’, até as questões normativas e regulatórias obrigatórias para operação de um aeródromo, tarifação, segurança operacional, sem falar que é um verdadeiro intercâmbio a interação com outros gestores de aeroportos regionais. Sou encarregado de Manutenção, mas o curso me apresentou uma visão sistêmica sobre gestão aeroportuária. Os conceitos apresentados e os exercícios simulados nos trabalhos em grupo nos colocam em cenários de crise que comumente são enfrentados por quem administra um aeroporto; me sinto mais preparado para tomar decisões mais complexas do ponto de vista de gestão, e desafiado quando percebo que há um mercado para a Infraero na aviação regional, com novos desafios com as particularidades próprias dos aeroportos regionais. O sentimento é de gratidão e orgulho em ver os instrutores com o ‘crachá azul’, ministrando esse curso e sendo elogiados como que por uma só boca por todos os alunos!” 

“O CBGAR possibilita aos participantes uma visão geral de toda a normatização relativa a operações aeroportuárias, segurança da aviação civil e o Sistema de Resposta a Emergência de um aeroporto. Possibilita também a interface dos participantes trazendo a realidade de cada uma de suas localidades, comparando como está efetivamente definido em norma e tudo isso chancelado pela competência da Infraero, notadamente detentora do conhecimento, do know how adquirido ao longo dos seus 46 anos de administração de aeroportos. E para coroar toda essa experiência, o curso foi realizado no Aeroporto de Congonhas, que é o aeroporto que detém, hoje, o maior movimento de aviação comercial brasileira doméstica e, certamente, isso traz um diferencial para a experiência dos participantes”, concluiu o instrutor Eduardo Ludwig. 

O curso de 40 horas/aula teve como fundamentos legais o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC n.º 154; RBAC n.º 153; RBAC n.º 107; Resolução n.º 279; Lei n.º 6009; Decreto n.º 7.168; Portaria n.º 2007 – SRE, e Resolução n.º 280.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.