Novas subestações contribuem para o desenvolvimento de Alenquer e Monte Alegre


Os municípios de Alenquer e Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas, receberam oficialmente da Celpa, nessa quinta-feira (30), duas novas subestações de energia que conectam as duas cidades ao Sistema Interligado Nacional (SIN), garantindo energia firme e de qualidade a mais de 30 mil famílias. O investimento da Celpa totalizou mais de R$ 155 milhões e trará novas perspectivas para geração de emprego e renda, com mais desenvolvimento social e econômico.

As duas subestações inauguram uma nova fase na geração de energia em Alenquer e Monte Alegre, pois agora as duas cidades estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e as antigas termoelétricas foram definitivamente desativadas, gerando uma economia  de mais de 20 mil toneladas de óleo diesel por ano, reduzindo drasticamente os impactos causados ao meio ambiente pelo manuseio desse material.

Esse novo tempo é representado pela satisfação da população. Dona Justina Silva, dona de casa, e pinta-cuia - como é popularmente conhecido quem nasce em Monte Alegre - é mãe de dez filhos e pela primeira vez terá energia firme. "É um sonho realizado e uma conquista para todos nós que somos dessa terra", festeja a moradora. 

CAPACIDADE OPERACIONAL – Tanto a obra de Alenquer, quanto a de Monte Alegre é fruto de um plano de investimento da Celpa iniciado em 2016 e que consiste na implantação de duas novas subestações com quatro transformadores e quatro alimentadores – dois para a área urbana e dois para a área rural – cada uma. Isso significa dizer que a capacidade operacional de atendimento nas duas subestações é de quase oito vezes superior às antigas usinas a diesel, para atender a uma população equivalente a 593 mil habitantes, nos dois municípios.

De acordo com o gerente de Controladoria da Celpa, Mauro Chaves, além da interligação ao sistema nacional, o intuito da concessionária é levar energia a todas as localidades do Estado. “A Celpa tem esse objetivo. Hoje estamos conectando Alenquer e Monte Alegre ao Sistema Nacional e com isso garantir energia segura, que possa atender as famílias e contribuir para gerar desenvolvimento, com a vinda de empresas, indústrias e a abertura de novos negócios. Esse é um compromisso da empresa”, ressalta o gerente.

RESGATE HISTÓRICO – Presente à solenidade, o governador do estado, Helder Barbalho, destacou que as duas obras são históricas nos dois municípios, que fazem parte da chamada “Calha Norte”, juntamente com Juruti, Óbidos e Oriximiná. “Com estas subestações, essas regiões passam a ter não apenas energia de qualidade, mas acima de tudo oferta ao consumo domiciliar, como também para oportunidade de atração de atividades econômicas”, avaliou o governador.

O sistema de comunicação das novas subestações também é otimizado e ocorre em alta velocidade por meio de fibra ótica, com monitoramento 24 horas direto do Centro de Operações Integradas da Celpa. Outro ponto importante é que além das cidades onde ficam situadas, as estruturas também atenderão as áreas rurais desses municípios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.