Jacareacanga: Primeira Assembleia de Mulheres Munduruku discute demarcação, resistência e cultura

Entre os dias 5 e 7 de julho, aconteceu na aldeia Nova Traira a I Assembleia de Mulheres Munduruku, organizada pela Associação de Mulheres Munduruku Wakoborun, presentes em torno de trezentos participantes do Médio, Alto e Baixo Tapajós, com representantes dos povos Arapiun, Tupinambá, Kumaruara e Munduruku do Planalto, além das parentes Guarani e Kaiowá, todos aliados importantes para nossa luta.
As pautas foram de demarcação das nossas terras aos projetos e ações de fortalecimento do artesanato, da agroecologia, da comunicação e dos nossos direitos. Estamos na caminhada de mais um tempo de resistências. Construímos grupos de discussão para trocar conhecimentos e destas conversas saíram trocas muito importantes para nossa luta, como a possibilidade de ouvir as parentes Guarani e Kaiowá que nos mostraram coragem e um exemplo de força. Estamos construindo nosso Bem Viver, por isso falamos sobre saúde e o necessário retorno a nossa alimentação tradicional e costumes, também sobre educação, as professoras e professores discutiram sobre a importância urgente de regularizar as escolas indígenas para mais autonomia no sistema educacional, além da construção de um plano político pedagógico que respeite a identidade do povo em uma aliança entre o alto e o médio.
A assembleia foi muito importante para nós mulheres nos ouvir e fortalecer, conversamos ainda, sobre nossas urnas sagradas, itin’a, que o governo e as empresas destruíram a morada dos nossos espíritos. Não vamos desistir de cobrar o governo e as empresas pela destruição de nossos lugares sagrados. Mas avisamos que não negociamos nossa mãe terra, nossas mães das caças, dos peixes. Enquanto isso nossos parentes do médio Tapajós estão lutando, sem cansar, contra os diversos empreendimentos, protegendo assim as portas da terra Daje Kapap Eipi contra esta grande arma de destruição que chamam de desenvolvimento. Fizemos a carta de nossa I Assembleia de Mulheres para reforçar que vamos continuar lutando, pois somos a vida. Nossa assembleia foi muito bonita, parabéns. Ayacuya soat, Sawe!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.