Sespa realizará monitoramento de ações de controle da malária nos Municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso

A Secretaria de Estado do Pará (Sespa) deve realizar monitoramento e supervisão de ações de controle da malária nos Municípios de Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso. A medida ocorrerá do dia 5 a 17 de agosto, por meio da 9ª Regional.  No Pará as notificações chegaram a atingir 46.263 em 2018. O estado é um dos que concentra o maior número de casos do país, o que justifica o monitoramento constante.  

No ano passado, o Pará recebeu 55 mil mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração como estratégia complementar ao combate à malária. A distribuição, realizada pelo Ministério da Saúde beneficiou 66,9 mil pessoas em municípios considerados prioritários. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma no caso de uma nova infecção. Febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dores de cabeça estão entre os sintomas. 

Fonte: O Estado Net

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.