CACIQUES MUNDURUKUS REUNIRAM EM JACAREACANGA PARA DEBATER A GARIMPAGEM EM ÁREAS INDÍGENAS.

Na manhã desta quarta-feira (02;10) aconteceu na cidade de Jacareacanga no sudoeste do estado, uma importante reunião entre os caciques e lideranças Munduruku. Nessa reunião, estavam presente mais de 140 caciques, das 6 regiões da reserva indígena dos Munduruku. Ao chegar na Câmara Municipal de Jacareacanga, onde aconteceu a reunião, os caciques e lideranças, traziam cartazes de protestos, protestado principalmente contra algumas pessoas que segundo eles, tentam interferir em decisões que são exclusivamente dos indígenas.
Os caciques; Luciano Saw Munduruku (Aldeia Patuazal), Caetano Borô (Aldeia Carocal do Rio Cururu) e Geraldo Crixi Munduruku (Aldeia Flechal do Rio Cururu), que estavam na mesa das discussões, iniciaram a reunião dando boas vindas as caciques e lideranças, em seguida abriram, dizendo qual era a finalidade da mesma.
O vice-refeito de Jacareacanga, Hans Amâncio Kaba Munduruku e os vereadores indígenas; Gersinho Manhuary, Elinaldo Crixi Munduruku e Giovani Kabá Munduruku, também participam da reunião. Os vereadores não indígenas, Antonio Goiano e Acelio Aguiar, acompanharam sem se manifestar. 
Durante a reunião foi lido o Inquérito Civil Administrativo de Acompanhamento de número - 1.23.008.000666/2017-94, que solicita do Ministério Público Federal - MPF, uma investigação em áreas que estão sendo extraído minérios dentro da reserva indígenas dos Munduruku, como: Rio das Tropas. Esse pedido, foi realizado em 2017, por algumas associação indígenas. 
Em outra parte da reunião, o vereador indígenas Giovani Kaba Munduruku, falou sobre a interpretação das leis de legalização garimpeira nas terras indígenas, ele disse que a maioria de indígenas, não concordam com a legalização das atividades de extração de minério dentro da reserva dos Munduruku. O vereador Giovani Kabá, falou sobre uma matéria que saiu em uma grande emissora de televisão a nível nacional. Giovani disse que o cacique geral, Arnaldo Kaba, apenas estava defendo o direito do seu povo. Giovani disse também que as terras Munduruku e uso e fruto dos Mundurukus e que o cacique geral, não estava defendendo e nem criticando a garimpagem.
Os caciques citaram o nome do vereador Wesley Tomás do município de Itaituba. Segundo eles, o vereador itaitubense estaria interferindo ou falando em nomes do indígenas Munduruku do Alto Tapajós. O cacique Luciano Saw, disse que nenhum vereador, seja de qualquer lugar, não está autorizado em falar pelo povo Munduruku.
A reunião entre os caciques inciou as 10h, e encerrou as 14h50

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.