Estado e etnias começam a discutir política de educação indígena no Pará

O Conselho é composto por representantes do Governo do Estado, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Fundação Nacional do Índio (Funai) e de povos indígenas. O objetivo do encontro foi definir os desafios e iniciar a elaboração do plano de trabalho que vai consolidar as diretrizes da educação escolar indígena no território paraense.
Luiz Carlos Wai Wai, presidente da Associação dos Povos Indígenas do Rio Mapuera, quer professores indígenas nas aldeiasFoto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Na abertura da reunião, a secretária de Estado de Educação, Leila Freire, explicou que a discussão parte do entendimento sobre a realidade da educação indígena atual e da identificação dos desafios da escolaridade, a partir de três eixos fundamentais: Governança, Gestão de Pessoas e Gestão Pedagógica. “Precisamos entender questões importantes. Por exemplo, como deve ser o currículo, como organizar os 200 dias letivos, a estruturação do transporte da alimentação escolar, dos alunos e professores”, destacou a secretária.


Segundo a secretária Leila Freire, o primeiro semestre será dedicado à elaboração da política pública, e no segundo semestre à convalidação da proposta com o coletivo.
Avanço - O Pará possui cerca de 70 mil indígenas, 58 povos e 40 línguas. Para os representantes das nove etnias presentes à reunião, o Grupo de Trabalho (GT) representa um avanço na construção de uma política indígena no Pará, e a esperança de que as políticas públicas possam, enfim, ser concretizadas. “É uma demanda que se repete todos os anos, e estar aqui representa o anseio de tirar as ações do papel e ter uma política educacional diferenciada. É inédito, e o sentimento é de alegria, mas também de muita expectativa que essa parceria com o governo dê certo”, ressaltou o conselheiro Ubirajara Sompré, da Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa).
O coordenador de Núcleo da Casa Civil da Governadoria, Josenir Nascimento, destacou na reunião que, ao regulamentar o Consepi em 2019, o Governo do Estado buscou contemplar todas as etnias com políticas que realmente atendam às necessidades dos povos indígenas.
Agência Pará
Comente aqui