Conheça os riscos de usar o celular conectado na tomada

Carregadores e cabos podem representar perigo se utilizados de forma inadequada

É comum vermos as pessoas utilizarem seus aparelhos de celulares enquanto estão carregando a bateria na tomada, principalmente entre os jovens, que passam muito tempo conectados ao celular. Porém, esse hábito pode trazer sérios danos se não forem tomadas medidas de precaução

O perigo é causado porque quando um aparelho está ligado na tomada, a bateria aumenta a temperatura automaticamente. Por isso, é necessário tomar cuidados para evitar o superaquecimento, que pode levar à explosão. O ideal é não utilizar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver com condições de calor extremo

O executivo de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, reforça os riscos dessa prática. "Nesses casos, o carregador funciona como um transformador de energia e se falhar, pode acontecer uma descarga da rede elétrica e a pessoa levar um choque. O risco é maior ainda em dias de chuva devido a possíveis descargas elétricas intensas. Outra dica muito importante é não mexer no aparelho enquanto carrega se estiver com o corpo molhado", destaca o executivo.

Uma recomendação que deve ser levada em conta é utilizar carregador e cabos originais do aparelho, devido às diferentes configurações de voltagem e amperagem entre os modelos, que podem oscilar nos equipamentos. "Evite utilizar carregadores falsificados, sem garantia de certificação. Quando for necessário carregar o celular e não estiver com o carregador, é mais seguro utilizar o cabo USB carregando em um computador, pois ele envia menos energia, mesmo que demore um pouco mais", explica Alex.

Outro ponto importante é jamais utilizar itens malconservados, como baterias inchadas, com um formato diferente da original, pois elas carregam muitos componentes químicos que podem vazar e causar danos às pessoas.

Também não se pode deixar o celular carregando sobre superfícies em contato com a água, como banheiros e cozinhas, e propícios a incêndios, como as camas, banco do carro, perto de cortinas, objetos de madeira ou outros que propaguem fogo. Escolha superfícies lisas e em locais arejados.

De acordo com o executivo, o cuidado com a rede doméstica também é crucial para evitar qualquer acidente dessa natureza, seja com celulares ou outros equipamentos eletrônicos. "Toda rede elétrica e as tomadas têm um prazo de validade, geralmente de cinco anos. Após esse período, é necessário fazer a manutenção. É muito importante não sobrecarregar a rede da sua residência", finaliza.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.