Energia solar que vai para o Marajó já é realidade em outras regiões do Estado

Equatorial Pará leva energia elétrica por meio de placas solares para regiões remotas do Pará
 
Após a assinatura do primeiro termo de compromisso do Programa Mais Luz para a Amazônia, do Governo Federal, a Equatorial Energia Pará dará início em 2021 no processo para instalação dos sistemas com energia solar fotovoltaica na região do Marajó. O programa foi criado para promover o acesso à energia elétrica para a população brasileira que reside nas regiões remotas dos estados da Amazônia Legal. A primeira etapa do programa prevê a instalação de placas solares nas residências de 11 mil famílias do Marajó, que ainda utilizam gerador movido a óleo diesel.
 
Com a implantação dos sistemas, as localidades poderão ser contempladas com outras políticas públicas, como a construção de postos de saúde e escolas. Como exemplo temos a Reserva Extrativista Renascer, localizada no município de Prainha, que também será beneficiada pelo Programa Mais Luz para Amazônia e receberá sistemas de geração de energia solar para atendimento a 205 famílias.
 
Essa realidade que, gradativamente, vai chegando às famílias do Marajó, já faz parte da vida de cidadãos de outras localidades do Estado, por meio do trabalho da Equatorial Pará. Como é o caso da Reserva Extrativista (RESEX) Verde Para Sempre, localizada em Porto de Moz, no Oeste do Pará. Em 2018, foram instalados cerca de 2 megawatts de potência para atender os moradores das zonas rurais. Um investimento na ordem de R$62 milhões, que atendeu ainda escolas municipais, postos de saúde e centros comunitários do interior da reserva, totalizando 2.334 unidades consumidoras.   
 
A distribuidora atendeu ainda com este tipo de solução, baseada em fonte renovável solar, os moradores das ilhas do entorno da UHE Tucuruí, no sudeste do Estado. As instalações dos sistemas para atendimento a 1.408 famílias cadastradas foram concluídas em 2019 e todas elas já estão utilizando a energia fotovoltaica, que garante qualidade, segurança e mais desenvolvimento para a região. Todas essas instalações, incluindo as de Porto de Moz, foram realizadas por meio do Programa Luz para Todos. 
  
Para o presidente da Equatorial Pará, Marcos Almeida, essas iniciativas são importantes para garantir a expansão do fornecimento de uma energia elétrica com qualidade e a partir de uma fonte renovável. “Para a distribuidora, é uma grande satisfação poder levar para as comunidades situadas em regiões distantes uma energia sustentável, que vai proporcionar melhoria na qualidade de vida, no acesso a geração de emprego e crescimento econômico”, avalia o presidente.  
 
TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL - Os painéis solares possuem vida útil de 20 anos com manutenção mínima e não possuem risco de supressão de vegetação ou outros impactos da natureza, comparado com outras tecnologias de geração. Outra vantagem é o menor custo de investimento em comparação a linhas de transmissão. Tomando como exemplo a RESEX Verde Para Sempre e entrando na esfera ambiental, é possível contabilizar mais 2.100 toneladas de CO2/ano que deixarão de ser lançados para a atmosfera, caso fosse utilizado um grupo gerador de 1 kVA de potência para atender a cada um dos clientes da reserva.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.