PC DO PARÁ DEVE DEFLAGRAR OPERAÇÃO SIMULTÂNEA NA CAPITAL E NO INTERIOR COM MANDADOS DE BUSCA E PRISÕES

O meio político fervilhou, nas redes sociais, durante todo este domingo, 08. Informações dão conta de que a Polícia Civil do Pará, deflagrará, a partir das 6 horas da manhã desta segunda-feira, 09, operações na Capital e em vários municípios paraenses. Em Belém, a ação seria relativa ao processo que apura a aquisição de respiradores pulmonares por parte da Prefeitura Municipal.

Segundo apurou a reportagem, do Portal Pará News, vários mandados de prisão e busca e apreensão já estão assinados e prontos para serem cumpridos, em Belém, Altamira e Tucuruí.

Os mandados são oriundos da 1ª Vara de Inquéritos Policiais e Medidas Cautelares de Belém, que tem como titular o juiz Heyder Tavares da Silva Ferreira. Na última sexta-feira, 06, foi publicada no Diário de Justiça, a portaria nº. 2441/2020, do gabinete da Presidência do Tribunal, concedendo ao magistrado folga, por compensação de plantão, no período de 06 a 10 de novembro. A mesma portaria designou o juiz Lucas do Carmo de Jesus, titular da Auditoria Militar, para responder pela Vara Penal de Inquéritos Policiais.

Em contato com o Portal Para News o juiz Heyder Ferreira não confirmou nem desmentiu as informações. “Assinei alguns mandados há algumas semanas, mas, não sei quando serão cumpridos’. Disse Ferreira, ressaltando que não há nenhum mandado contra o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, por motivo deste ter foro por prerrogativa de função.

Se confirmada, a operação acontece a seis dias das eleições municipais e devem influenciar o atual cenário político em todo o Estado.

O Código Eleitoral em seu artigo 236 prevê que nenhuma autoridade poderá, desde 5 (cinco) dias antes e até 48 (quarenta e oito) horas depois do encerramento da eleição, prender ou deter qualquer eleitor, salvo em flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.


Fonte: Pará News

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.