Equatorial Pará chama atenção para acidentes com a rede elétrica.

Em junho, deste ano, uma campanha foi lançada para alertar a população sobre como evitar acidentes
 
Independente de sol ou chuva, os cuidados com a energia elétrica devem ser redobrados para evitar acidentes. No Pará, a Equatorial orienta que as pessoas mantenham sempre uma distância segura da rede elétrica, que deve ser no mínimo três metros. 
A empresa também alerta a população quanto ao manuseio de vergalhões de ferro, arames, réguas de alumínio e outros materiais metálicos. É preciso tomar cuidado para que nada toque ou se aproxime dos fios da rede elétrica.
Os mesmos cuidados e atenção deve ser tomado durante a instalação de antenas de TV ou de telefonia rural. Não devem ser usados materiais flexíveis para prender a antena, como bambu e cano. Eles são mais leves e mais fáceis de dobrarem ou caírem na rede elétrica provocando um acidente.
Além disso, nos casos de acidentes, as pessoas não devem se aproximar de quem esteja recebendo a descarga de energia elétrica. 

Desde o mês de junho uma campanha denominada Nossa maior ligação é com a sua segurança, vem sendo realizada em todo o Estado. O objetivo é chamar a atenção da população quanto aos cuidados com este bem, que apesar do conforto que proporciona, requer muita atenção.
 
Um levantamento feito pela distribuidora indica que é na construção civil, reformas de prédios e serviços de reparo que acontece a maioria dos acidentes com eletricidade. 

PIPAS
Outro ponto de atenção está voltado para as crianças e adolescentes, pois uma simples brincadeira de empinar pipa, por exemplo, pode ocasionar acidentes gravíssimos ou até fatais. Por isso, é importante orientar as crianças a não subir em árvores com galhos que estejam tocando na rede elétrica, lajes ou postes; jamais tentar resgatar pipas que estejam presas na rede de energia, além de nunca invadir subestações para tentar resgatar pipas presas nos fios de energia, pois a área é bastante energizada, perigosa e, somente funcionários da Equatorial Energia, devidamente trajados com equipamentos de proteção individual, estão autorizados a acessar a área.
 
Ainda falando nas pipas e papagaios, se estiver chovendo, essa situação de risco fica bem mais agravada, por isso é importante impedir que as crianças soltem pipas durante as chuvas. Se a linha fica molhada, ela se torna condutora de energia elétrica podendo aumentar o risco de choque e, se nesta linha houver cerol, pode danificar a fiação elétrica com sua composição cortante, além de também pode causar acidentes graves com ciclistas, motociclistas e pedestres.
 
De acordo com o executivo de Serviços Técnicos e Comerciais, Danilo Almeida, dentro das residências não se deve fazer improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados. “Essas medidas se forem levadas à risca, são capazes de evitar acidentes, inclusive fatais. A energia elétrica proporciona benefícios como bem-estar e conforto para toda a família, desde que utilizada corretamente. Afinal, não é possível perceber a eletricidade pelo odor ou pela cor, e consequentemente pode ser fatal. É preciso que a população faça a sua parte respeitando as distâncias normatizadas”, explicou o executivo, acrescentando que somente profissionais especializados podem intervir na rede elétrica”.

A Equatorial reforça ainda que, se alguém for vítima de choque elétrico, dentro ou fora de casa, ninguém deve tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 0800 091 0196 para que seja feito o desligamento da energia na área do acidente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.