Pipa e rede elétrica não combinam: Pará registrou 8.119 ocorrências do tipo em 2020

Índices sempre aumentam no período de férias escolares
 
Soltar pipa virou tradição para a criançada em férias escolares. Uma prática divertida, mas que pode ser arriscada se não forem tomados os cuidados necessários para que não ocasione acidentes.

Só no ano passado, foram contabilizados em todo o Pará 8.119 casos de falta de energia motivados por pipas em contato com a rede elétrica. Um levantamento feito pela Equatorial Pará mostra que a capital, Belém, foi a cidade que registrou o maior número de acidentes do tipo, com 1.099 casos; seguida de Santarém, oeste do Pará, com 716 casos; e Ananindeua, na Região Metropolitana, com 433 ocorrências contabilizadas. O município de Itaituba chegou a registrar 155 ocorrências do tipo. Os meses de maio (1.011), junho (2.158) e julho (1.865) do ano passado foram responsáveis por mais da metade das ocorrências, somando 5.034 ocorrências.

Em tempos de pandemia do Covid 19 e de recomendações para que as pessoas fiquem em casa para prevenir o vírus, o número levanta um alerta e preocupa também a distribuidora, pois a falta de energia em unidades básicas de saúde e hospitais pode trazer sérios riscos à saúde das pessoas em tratamento médico.
O executivo da área de segurança, Alex Fernandes, alerta para os cuidados que precisam ser tomados. "Sabemos que com a suspensão das aulas, muitas crianças e jovens acabam indo brincar na rua, principalmente com as pipas, por conta da chegada do verão em nosso Estado. Mas é extremamente importante ficar em casa para manter o isolamento social e evitar soltar pipas. A brincadeira precisa ser feita com cuidado para resguardar o fornecimento de energia e principalmente a vida das pessoas", destaca o executivo.  
 
ORIENTAÇÕES - A distribuidora alerta para que ninguém tente resgatar uma pipa enroscada na rede, pois além de causar desligamento de energia, o acidente pode gerar vítimas fatais.
 
-Se as linhas das pipas ficarem presas em um fio elétrico, não deve tentar resgatar. A recomendação sempre é brincar em espaços abertos, em que não exista nenhum cabo de energia. 
 
-Evite soltar pipas em canteiros centrais das ruas e locais em que existe fluxo de veículos e não utilize "rabiolas", pois elas podem enroscar nos fios elétricos, podendo ocasionar choque.
 
- Jamais utilize cerol, linha "chilena", papel alumínio ou fita laminada na confecção da pipa, pois estes materiais podem provocar curtos-circuitos e colocam em risco à vida de quem brinca e de pessoas que circulam pelo local, além de ocasionar curto-circuito e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.