Jacareacanga: INDIGENAS MUNDURUKUS REALIZARAM MANIFESTAÇÃO PACIFICA NAS RUAS DE JACAREACANGA E PEDEM O FIM DE OPERAÇÕES NAS ÁREAS INDÍGENAS.

Na manhã desta quinta-feira (25) um grupo de indígenas em sua maioria, estiveram realizando uma manifestação pacífica pela ruas de Jacareacanga. Esse grupo que é a maioria dos indígenas, defendem a exploram em suas terras, só querem trabalhar em suas terras, como falou uns dos líderes da manifestação. 
A manifestação foi comandada pelas indígenas guerreiras Munduruku do Alto Tapajós, que lutam pelo direitos de trabalhar em suas terras, estiveram na Associação Waloburum. As indígenas guerreiras Mundurukus, também se manifestaram contra a criação da Associação Wakoburum, que segundo informou as guerreiras, não foram consultadas sobre a criação da mesma.
Segundo elas, essa associação não representa, e, nunca representou as mulheres indígenas Mundurukus, já que essa associação é administrada por ongueiros, é tem causado divisão entre os indígenas Munduruku. "As ONGs trazem divisão entre os índios, induz os indígenas fazer conflitos entre índios, isso foi um dos assuntos da manifestação onde as mulheres guerreiras, gritavam" FORA ONGS!, relatou uma das lideranças indígenas.
Os indígenas Munduruku reivindicam também explorar suas terras, já que segundo os indígenas, eles têm direito constitucional de trabalhar nelas. Os indígenas além de reivindicar os seus direitos de exploração, não aceitam que o Ministério Público Federal, fique solicitando forças federais para entrar nas terras indígenas. 
Os indígenas que são a maioria, estiveram na Associação das Mulheres, que é comandada pela indígena Maria  Leuza, que segundo eles, têm feito várias denúncias contra a exploração nas terras indígenas. 

No final da manifestação, os líderes indígenas, fizeram um documento que será mandado para Ministério Público Federal e Governo Federal em Brasília. No documentos encara com os seguintes dizeres: NÃO QUEREMOS ONGUEIROS NAS ALDEIAS.
NÃO QUEREMOS POLÍCIAS FEDERAIS NO NOSSO TERRITÓRIO
NÃO QUEREMOS MAIS ASSOCIAÇÃO WAKOBURUN RECEBENDO DINHEIRO EM NOSSO NOMES.
FORA ONGS!!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.