MOJUI DOS CAMPOS, JACAREACANGA E NOVO PRPGRESSO ESTÃO ENTRE OS 20 MUNICIPIOS QUE OMITIRAM DADOS DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Por Kamila Andrade/Portal OestadoNet

As prefeituras de Mojuí dos Campos, Jacareacanga e Novo Progresso, no oeste do paraense, estão entre as 29 administrações municipais do estado do Pará que omitiram dados sobre a vacinação contra a Covid-19.

O estado do Pará está entre o cinco piores índices de vacinação nacional e isso se deve, principalmente, aos municípios que não atualizaram a lista de vacinação no sistema de imunização nacional da Covid-19. 

A Defensoria Pública do Estado (DPE) está cobrando essas informações das prefeituras. E a ordem é que a vacinação, que empacou nesses municípios, seja acelerada, com explicações de prefeitos no prazo de 72 horas. Com isso, os mais prejudicados, sem vacinação, são os grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades, as mais vulneráveis.

Segundo o Defensor Público Geral do Estado, João Paulo Ledo, a vacinação deve ser prioritária. “Esses números mostram ineficiência dos municípios ou ausência de transparência com os dados de vacinação”, disse. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a doença, expedida pelo Ministério da Saúde visa a redução da mortalidade causada pelo novo coronavírus no país.

A Defensoria Pública enviou o documento aos 20 municípios paraenses, solicitando que inclua no sistema de gestão estadual e informe os dados municipais relacionados à vacinação, conforme determina o Plano Nacional de Imunização e o Plano Estadual de vacinação, em até 72 horas. Além disso, o documento pede também, que dentro do mesmo prazo, os municípios informem as razões e os eventuais obstáculos que justifiquem o atraso na aplicação dos imunizantes, assim como, as medidas que estão sendo adotadas para resolver os problemas.

Em caso de descumprimento da solicitação acarretará na judicialização da demanda e eventual responsabilidade penal, civil e administrativa.

Além dos três municípios da região oeste, os demais que estão com inadimplência de dados são Rondon do Pará, Baião, Eldorado dos Carajás, Santa Luzia do Pará, Breu Branco, Ourilândia do Norte, Goianésia do Pará, Santa Maria das Barreiras, Itupiranga, Sapucaia, Pau D’arco, São Caetano de Odivelas, Floresta do Araguaia, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia e Cumaru do Norte.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.