Jacareacanga: MUNDURUKUS REALIZARAM ASSEMBLEIA GERAL NA ALDEIA MISSÃO SÃO FRANCISCO

Entre os dias 15 a 19 de maio, caciques e lideranças indígenas Mundurukus de aproximadamente 150 aldeias do Alto Tapajós, participaram na aldeia Missão São Francisco, da 30ª Assembleia Geral do Povo Munduruku. A Assembleia Geral, iniciou por volta das 09h do dia 15, onde foi realizado a tradicional dança de saudação aos convidados. Logo após a dança tradicional Munduruku, foi realizada apresentação dos caciques de todas as aldeias Munduruku e Teles Pires, lideranças e apresentação dos principais organizadores.

O orador da Assembleia Geral, falou sobre o fortalecimento da Saúde Indígena- DSEI (Municipal), onde apresentou os conselheiros locais e distritais. Outro assunto que foi levantado durante os discursões, foi a educação escolar Indígena em tempo da pandemia, onde foi apresentado os acadêmicos Indígenas da FAI, UFOPA e UEPA

 Outro assunto discutido foi sobre a mineração em terras indígenas. Ultimamente os indígenas Mundurukus, tem sofrido uma intervenção muito grande de órgãos externos, que segundo os próprios Mundurukus, essa intervenção externa, tem dividido os indígenas do médio e alto Tapajós.

Durante a Assembleia Geral, os indígenas Mundurukus, realizaram uma explanação sobre a ultima viagem das lideranças a Brasília, onde reivindicaram melhorias na área de saúde, educação, agricultura e de assistência social ao povo indígena Munduruku. Segundo Gilmar Ikopi Munduruku, os Mundurukus, tem lutado para que os direitos dos indígenas sejam respeitados, já que atualmente, pessoas que não tem preocupação com os indígenas, querem interferir nos destinos do seu povo.

Uma das grandes lideranças do Alto Tapajós, disse em sua fala, que a nação Munduruku na região de Jacareacanga, é numerosa, somos aproximadamente 14.000 homens e mulheres. Nos tempos passados nós Munduruku éramos temidos. Dominávamos a arte da guerra e tínhamos muitas estratégias. Nossos troféus eram as cabeças de nossos inimigos. Dificilmente perdíamos um guerreiro na batalha. Atacávamos de surpresa e em grande quantidade, assim vencíamos os nossos rivais.

Hoje os dias são outros, há muito tempo que não precisamos fazer uma expedição de guerra, mas, se for necessário, o rastro do tempo aponta o caminho do futuro: somos a nação Munduruku, os cortadores de cabeça.

Os Mundurukus, discutiram sobre saúde de alguns anciãos caciques, que vivem na luta constante contra o COVID19, já que os Mundurukus têm perdidos seus caciques guerreiros para a doença maldita que assola o mundo todo.

No encerramento da Assembleia Geral do Povo Munduruku, os indígenas confraternizaram com os convidados e os parentes.

Participaram como convidados da 30ª Assembleia Geral do Povo Munduruku, autoridades do município de Jacareacanga, professores, profissionais de saúde e representante da FUNAI.

Vale ressaltar que a Associação Indígena Pusuru – AIP, representante legítima do povo Munduruku do Alto Tapajós.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.