Jacareacanga: CIDADE VOLTA AOS POUCOS A SUA NORMALIDADE. INDÍGENAS SOLICITARAM AUDIÊNCIA COM ORGÃOS FEDERAIS.

 

Depois da Operação Mundurukânia 2, realizada na manhã da última quarta-feira (16), a cidade de Jacareacanga, está voltando a sua normalidade. O comercio está funcionado normal, os postos de combustíveis que estavam fechados, também voltaram a funcionar. Jacareacanga, no momento está na maior calmo, sem qualquer tipo de manifestação.

Os guerreiros indígenas que estavam na cidade realizando uma manifestação pacifica, voltaram na tarde de ontem as aldeias, depois de uma grande reunião que foi realizado na manhã/tarde da quarta-feira. Durante a reunião, os indígenas, decidiram solicitar uma reunião com o procurador e com o Ministério Publico Federal. As caciques/guerreiras, gravaram um vídeo que foi endereçada ao Procurador da República em Santarém, Alexandre Parreira, MPF e ao Ministro Luiz Barroso - STF.

No final da reunião, as caciques/guerreiras, exibiram faixas. Um das faixas, pedia o fim das operações nas terras indígenas. Outra faixa, solicitava aos órgãos federais, uma reunião dos mesmos, com uma comissão de indígenas Munduruku.

Os indígenas durante as manifestações, exigem a saída das ongs de suas terras, que segundo eles, está provocando a divisão do povo Munduruku. Eles também falaram que não tem quaisquer desavenças com os garimpeiros e, que as desavenças, são entre os indígenas provocadas pelas ongs. Eles também afirmaram que, algumas aldeias foram atacadas pela Policia Federal e o Ibama, aldeias essas, que não tem garimpos as proximidades.

Os indígenas Munduruku, agora esperam uma resposta positiva dos órgãos federais para discutir sobre a problemática atual. Os indígenas esperam que não haja mais, qualquer tipo de intervenção em seu território.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.