Equatorial Pará reforça sobre cuidados ao fazer instalação de antenas externas
É preciso seguir orientações de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica
Por mais simples que pareça, o serviço de instalação de antenas de tv pode representar um risco para a população e para quem realiza o trabalho. Respeitar o distanciamento mínimo de três metros da rede elétrica é fator primordial para evitar acidentes graves.
A Equatorial Energia Pará orienta que o ideal é solicitar o serviço de um técnico especializado na área, pois ele já está habituado com as ações preventivas de segurança e possui os equipamentos adequados. Outro fator importante é realizar o serviço somente em dias não chuvosos e verificar a distância da rede elétrica antes de subir no telhado.
“Os antenistas devem respeitar uma distância segura da rede energizada antes de definir o local de instalação da antena. Por exemplo, é preciso calcular se, no caso de ventos fortes e queda da antena, se existe o risco do equipamento encostar na rede de energia”, alerta o executivo de segurança da Equatorial Energia Pará, Alex Fernandes.
Confira mais dicas importantes que devem ser seguidas ao instalar antenas de TV:
- Não utilize materiais flexíveis na instalação, como bambus e canos (PVC, ferro, alumínio), pois há risco de perda de equilíbrio e queda sobre a rede elétrica;
- Nunca instale a antena próxima a para-raios, nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos;
- Marquises jamais devem servir de local para instalação de antena devido a proximidade com a rede;
- Utilize torres e estais para a correta instalação do equipamento;
- Não utilize a caixa padrão de energia como base de fixação, pois há risco de choque elétrico.
Comente aqui