INVESTIGAÇÃO DO MP SOBRE CLONAGEM DE CHASSIS DE VEÍCULOS MIROU EM DOIS ALVOS EM ITAITUBA, CHEFE DO CIRETRAN NEGA IRREGULARIDADES.


A Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), do município de Itaituba, no sudoeste do Pará, foi uma das seis unidades do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA), alvos da operação "Transformers”, deflagrada quarta-feira pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). No município, o alvo da operação foram duas servidoras do órgão, sendo uma ex-funcionária e outra na ativa. O MP investiga possíveis clonagens de chassis de veículos a partir da inserção de dados falsos nos sistemas informatizados da autarquia estadual com a posterior emissão de documentos contendo informações falsas. 

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas unidades regionais do Detran nos municípios de Belém, Salinópolis, Itaituba, Marabá, Ourilândia do Norte e Xinguara. 

Em Itaituba, foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão na sede da Ciretran e na residência de uma servidora e outra ex-funcionária do órgão no município.

 O gerente Regional do Detran em Itaituba, Vanderlândio Sena, informou que o Gaeco vem investigando possíveis irregularidades no Detran em todo o estado. Segundo ele, a operação "Transformers” teve origem no Nordeste do Pará, na cidade de Salinópolis, onde uma empresa denunciou o emplacamento de veículos com chassis clonados. 

Sens explicou que as possíveis irregularidades teriam ocorrido no ano de 2017. A atual administração só teve início em 2019.

Em Itaituba, foram realizadas mandados de buscas e apreensões nas residências de duas pessoas, sendo que uma delas já não faz mais parte dos quadros de servidores do Detran há muito tempo, e a outra servidora ainda é atuante, mas nada tem a ver com a denúncia da forma que está contextualizada, explicou o gerente do Detran.

"Uma pesquisa prévia aqui no nosso sistema de informação, nós temos apenas para esse veículo na qual está atribuindo a servidora aqui do Detran, não foi feito nenhum emplacamento e nenhuma alteração neste veículo. Está evidente no sistema que foi feita uma mudança de característica lá no Nordeste do Pará, na cidade de Salinópolis e que em Itaituba foi feito apenas um licenciamento, que não tem nenhum tipo de autonomia de alteração na característica do veículo, que necessita de um Certificado de Segurança Veicular (CSV)", explicou.

Ele disse que a atual gestão não tem qualquer vínculo em relação a esses processos, ocorridos em 2017 e 2018. "Não existe nenhum tipo de alteração no veículo, conforme está confirmado no nosso sistema", afirmou.

Segundo o MP, as condutas criminosas praticadas por servidores do Detran/PA, lotados em municípios diferentes do Estado do Pará, consistiram em inserir indevidamente nos sistemas informatizados do órgão de trânsito numerações de chassis de veículos fabricados e comercializados pela empresa FORD, os quais foram utilizados para expedir documentos que visavam a regularização de veículos de procedência ilícita, todos do modelo Toyota Hilux.

Por meio de nota divulgada à imprensa, o Departamento Estadual de Trânsito informou que o núcleo de inteligência do órgão colaborou com as investigações do Ministério Público sobre a clonagem de chassis de veículos a partir da inserção de dados falsos nos sistemas informatizados do Detran. A nota diz que os servidores do órgão envolvidos serão submetidos à análise da corregedoria do órgão.

Por fim, informou ainda que não compactua com possíveis condutas e práticas ilegais de seus servidores, e orienta ainda para que, em caso de denúncias, estas sejam encaminhadas à corregedoria da autarquia para devida apuração e adoção de medidas cabíveis.

Fonte: Portal OestadoNet

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.