Com campanha solidária, Hospital Regional do Sudeste do Pará promove ação de doação de sangue

Com o slogan “Cada gota importa", o Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promove até o dia 30 de setembro uma campanha de incentivo a doação de sangue.

O objetivo da ação é mobilizar voluntários que possam contribuir para o abastecimento dos estoques de sangue da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

A campanha do HRSP, unidade que pertence ao Governo do Pará e gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, faz parte da 3º edição do projeto "Caravana Solidária", desenvolvida pela instituição e que pretende reunir doadores.

O Regional do Sudeste do Pará, apenas no último ano, realizou mais de 1.500 cirurgias, e em muitos casos sendo necessário o uso de bolsas de sangue. As doações também irão ajudar os pacientes internados no hospital.

Segundo a unidade, a organização da caravana conta com o apoio da Pastoral da Saúde, e dos setores de Humanização e Agência Transfusional do HRSP, além do grupo de mobilização de doadores “Amigos de Sangue”, composto por colaboradores.

Flavia Fernandes, analista de Humanização da unidade, explica que, com a pandemia, as tradicionais mobilizações de doação de sangue na instituição foram substituídas por caravanas, que levam os colaboradores até o Hemopa para fazer a sua doação.

"Obedecendo todas as recomendações dos órgãos de saúde, estamos mobilizando nossos colaboradores em pequenos grupos, para doarem sangue no Hemopa. Também estamos entrando em contato com toda nossa rede de voluntários, para que também possam participar de nossa campanha e fazer esse gesto de solidariedade que salva muitas vidas", explicou.

A médica Socorro Leão, que atua como hemoterapeuta no HRSP, comenta que o Hemopa sempre adota medidas de segurança epidemiológicas, especialmente durante a pandemia, para que os voluntários pratiquem o gesto de solidariedade com maior segurança e tranquilidade.

“Muitos estão com receio de sair de casa e doar sangue, devido a pandemia. Contudo, nossas demandas de sangue continuam, os acidentes automobilísticos aumentaram e nossas cirurgias foram retomadas, por isso é fundamental que nossos estoques estejam abastecidos”, explicou a médica.

Para doar sangue, é necessário preencher alguns requisitos básicos:

• Idade: entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade; menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização);

• Peso: mínimo de 50kg;

• Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas;

• Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas; em casos de refeições fartas no almoço ou jantar, doar após 3 horas;

• Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Exercícios: não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é uma unidade do governo do Estado que presta atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

Serviço: O Hemopa Marabá funciona na rodovia Transamazônica, quadra 12, S/N, no bairro Amapá, em Marabá. A coleta de sangue pode ser feita de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 13h. Mais informações: (94) 3324-1645 e 3324-1810.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.