ALENQUER: EMATER LIBERA QUASE MEIO MILHÃO DE REAIS EM CUSTEIO PARA PRODUTORES FAMILIARES

O produtor familiar, Abmael Miranda possui uma propriedade de 46 hectares na comunidade Median, na zona rural do município de Alenquer, no Médio Amazonas. Ele recebe assistência técnica do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) há cinco anos e tem um dos 21 projetos de custeio liberados pelo escritório local, dentro da plataforma Basa Digital, para pequenos produtores familiares da região, que totalizam este ano 470 mil reais.

“Desde que comecei a criar gado, os técnicos da Emater têm me orientado aqui na propriedade sobre melhoria da pastagem, a alimentação dos animais e também para o melhoramento do plantel. E agora com esse recurso pelo custeio vou poder investir mais nessa melhoria do gado e da estrutura do curral”, conta o produtor.

Os custeios liberados são no valor médio de 23 mil reais para cada família investir na aquisição de materiais e insumos agrícolas e pecuários, como afirma Waldomiro Ferreira, coordenador do escritório local da Emater em Alenquer.

“Esse número de propostas aprovadas, de quase meio milhão é entre custeio agrícola e pecuário, mas principalmente pecuário onde a demanda é alta neste momento. Temos uma equipe com experiência em crédito aqui no município, e essa modalidade contribuiu para que os produtores assistidos tivessem acesso a esse crédito, informa Waldomiro.

Desde 2013, o escritório local da Emater em Alenquer vem orientando os produtores de Alenquer para a melhoria genética do plantel, contribuindo com o acesso a crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Em relação a modalidade de custeio, a expectativa é atingir até dezembro até dois milhões de reais em contratações.

*Texto de Etiene Andrade (Ascom - Emater). 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.