Equatorial Pará alerta para riscos de choques envolvendo eletrodomésticos

Ações comuns do dia a dia podem oferecer riscos fatais quando feitas de maneiras incorretas

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apontou que a máquina de lavar está na lista dos eletrodomésticos que mais causou acidentes fatais por choque elétrico em residências. Os números são referentes a 2020. Por conta disso, a Equatorial Pará vem orientando os clientes para alguns cuidados simples e diários a fim de evitar acidentes graves ou até mesmo fatais, durante o manuseio do equipamento.   

De acordo com o gerente de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Pará, Danilo Almeida, muitas vezes o problema está na fiação da casa ou na sobrecarga do sistema. Por isso a recomendação da distribuidora é não utilizar os famosos Ts, fios desencapados ou extensões improvisadas, além de evitar fazer o uso de equipamentos que não possuem certificação.  “Outro ponto muito importante é ficar atento à manutenção do equipamento e não tentar resolver algum defeito que venha a surgir por conta própria. O reparo deve ser feito por um profissional capacitado e de confiança”, reforça.

Entre as dicas repassadas pelo especialista é que não se deve colocar a mão ou braço dentro da lavadora de roupas com o eletrodoméstico ligado na energia. Os cuidados devem ser redrobrados, mesmo que as máquinas de lavar sejam modernas.

A utilização do Dispositivo Diferencial Residual tem sido essencial para evitar problemas ligados a eletricidade. O DR é utilizado em instalações elétricas e visa detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.

Em casos de acidentes, a Equatorial Pará orienta a desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). A distribuidora também deve ser comunicada por meio dos canais de atendimento que estão disponíveis 24h, por meio do 0800 091 01 96, pela assistente virtual Clara, via WhatsApp no número (91) 3217 8200, pelo site www.equatorialenergia.com.br e ainda pelo App Equatorial Energia.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.