No Pará, uso de drones facilita inspeção de linhas de transmissão e distribuição de energia em áreas de difícil acesso

A Tecnologia é usada pela Equatorial Energia desde 2019 para auxiliar a inspeção nas linhas de transmissão em diversos municípios do Estado

A utilização de drones para a realização de inspeções nas redes elétricas vem ganhando espaço em vários municípios do Estado. A Equatorial Energia Pará, adotou a tecnologia em 2019, com o uso do equipamento que capta imagens aéreas e auxilia no diagnóstico de problemas nas linhas de transmissão e distribuição de energia em locais de difícil acesso. Os aparelhos disponibilizam uma visão ampla, privilegiada e precisa de toda a fiação, além de não oferecer riscos às equipes.

As informações mapeadas pelos drones ajudam a inspecionar anormalidades e danos ao longo de uma linha de transmissão de energia, por exemplo. A logística de acesso aos pontos mais remotos foi otimizada, o aparelho tem um alcance de até 5km em relação ao operador que o controla por um dispositivo remoto. Cada regional da empresa possui um exemplar do aparelho em suas bases: Belém, Santarém, Castanhal, Altamira e Marabá.  

Os drones são requisitados também em situações emergenciais, como a recomposição do sistema, identificação de falhas menores num curto espaço de tempo, principalmente na ilha do Marajó, nos municípios de Breves, Portel, Bagre, Melgaço e Cametá. De acordo com o Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Pará, Hugo Almeida, algumas linhas e subestações seriam quase impossíveis de monitorar sem a ajuda dos drones.  

“O drone consegue identificar se há galhos, árvores, vegetação tocando na rede, bem como postes tortos. Sem esquecer a economia de recursos, pois mantém a equipe de campo em solo e fora de perigo”, afirma Almeida.  

COMO FUNCIONA

Para operar o drone, os colaboradores passam por treinamentos e cursos de capacitação. A finalidade do equipamento em campo é evitar problemas futuros, por isso as linhas de transmissão e distribuição são inspecionadas periodicamente. Até 2019 esse tipo de serviço era realizado de duas maneiras: inspeção terrestre ou inspeção aérea com helicóptero. Com o método antigo era preciso mobilizar muitos equipamentos, colaboradores e itens de proteção individual.  

“O uso de drone possibilitou acelerar a produtividade da inspeção principalmente em áreas de rios, lagos, igapó e igarapés, onde o acesso à rede é feito somente de barco. Com os drones não é necessário deslocar equipes por todo o percurso das linhas e o tempo gasto para a realização da inspeção é menor”, explica Hugo Almeida, Gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Energia.

 VANTAGENS DO DRONE

-Melhoria no tempo de recomposição do sistema elétrico, impactando nos indicadores de qualidade técnica. 

-Facilita a inspeção de isoladores, cruzetas, conexões, postes vegetação e equipamentos. 

-Celeridade nas inspeções das redes que estão mais distantes. 

-Segurança para os eletricistas, pois não precisam acessar terrenos alagados e com dificuldades de acesso (acidentados) para realizar inspeções e localizar falhas ou defeitos; 

-Detecção de anomalias na rede de distribuição, durante as inspeções; 

-Possibilita inspecionar maiores distância em um curto espaço de tempo; 

-Redução de custos com a utilização de sobrevoo por aeronaves. 

OUTROS EQUIPAMENTOS 

O drone é apenas um dos aparelhos que auxiliam nos trabalhos de inspeção nas linhas de transmissão. A Equatorial Energia busca investir em tecnologia para garantir a qualidade no fornecimento de energia. A empresa faz uso dos seguintes itens: ultrassom, capta ruídos e identifica anomalias, termovisor, que é um infravermelho que detecta as altas temperaturas no sistema elétrico.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.