Jacareacanga: FORÇA NACIONAL CHEGA À CIDADE DE JACAREACANGA COM UM FORTE APARATO.


Com um fortíssimo aparato policial, chegou na madrugada desta segunda-feira (14) a cidade de Jacareacanga, agentes da Força Nacional de Segurança, que irão participar de uma grande operação na região de Jacareacanga. Essa operação, foi autorizada na última sexta-feira, pelo Ministério da Justiça. A cidade de Jacareacanga, está localizada no sudoeste do estado do Pará, e tem sua economia voltada para a mineração.

O aparato policial, conta com vários veículos e ainda na manhã desta segunda-feira, uma aeronave da Força Aero Brasileiro – FAB, realizou pousos e decolagens no aeroporto de Jacareacanga, logo em seguida, helicópteros do IBAMA e PF, também pousaram no aeroporto da cidade, para reabastecimento. Uma aeronave Bandeirante da FAB, além de realizar transporte de agentes federais, também transportou equipamentos e uma equipe de apoio de solo. Por toda manhã, essa equipe de apoio, esteve realizando a instalação de tanques de querosene, que estão abastecendo os helicópteros envolvidos nas operações em áreas garimpeiras

Segundo as informações, essas operações na região sudoeste, poderão ter a duração de aproximadamente, 30 dias. Ainda na manhã desta segunda-feira, as operações iniciaram as margens do rio Tapajós, na comunidade de Mamãe Anã, no garimpo de um senhor conhecido por Galetão, onde foram queimados maquinários usados na extração de ouro. Mamãe Anã, fica distante do centro de Jacareacanga, cerca de 140 quilômetros. A operação continua com agentes da PF em helicópteros, em outros garimpos na região de Jacareacanga.

Com isso tudo acontecendo, Jacareacanga sente de imediato um grande impacto econômico, já que a cidade vive quase que exclusivamente dos garimpos das redondezas. No centro da cidade, algumas pessoas estão sendo abordadas, tendo seus carros e motos, por agente da Força Nacional de Segurança.

- O Ministro da Justiça, Anderson Torres autorizou na última sexta-feira, o envio de homens da Força Nacional de Segurança Pública para o Pará. O objetivo da missão é uma operação de combate ao garimpo ilegal no estado do Pará, e segundo informações, a operação, terá duração de 30 dias.

Até o presente momento, não houve nem um tipo de manifestação, nem da classe garimpeira, e nem dos indígenas a favor da garimpagem em suas terras. 

NOTA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA!

A Força Nacional de Segurança Pública está sendo empregada em Jacareacanga (PA) em apoio à Polícia Federal nas ações de repressão ao garimpo ilegal e demais crimes ambientais no Estado do Pará, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, pelo período de trinta dias, a contar de hoje (14), conforme PORTARIA MJSP Nº 24, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2022.
A missão é capitaneada pela Polícia Federal, cabendo ao efetivo da Força Nacional, no momento, a segurança das instalações e a logística necessária. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.