GOVERNO DO PARÁ RECONHECE A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM JACAREACANGA.

 

Antes de viajar para a China, o governador Helder Barbalho homologou o decreto municipal assinado pelo prefeito de Sebastião Aurivaldo Pereira Silva em março deste ano, reconhecendo situação de emergência em Jacareacanga.
As medidas foram tomadas em razão das fortes chuvas que atingem a região oeste do Pará. Nos últimos dias, esses dois município têm sofrido uma série de transtornos causados pelas chuvas.
Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Jacareacanga, pelo menos 3.772 pessoas foram afetadas. 1.431 pessoas desalojadas de suas residências e 2.441 pessoas em condições de outros afetados em virtude do caos social instalado principalmente na zona rural do município.
A Secretaria Municipal de Assistência Social formalizou relatório constando que 70% de sua população é indígena e reside nas comunidades rurais e comunidades ribeirinhas. Muitas delas estão isoladas, pois as estradas vicinais estão intrafegáveis, prejudicando também o escoamento da produção da agricultura familiar.
As chuvas causaram danos em obras de infraestrutura, destruíram pontes e danificaram estradas e ramais.
Os decretos estaduais têm prazo de 180 dias. As prefeituras poderão receber recursos dos Governos Estadual e Federal de maneira menos burocrática para atender às famílias atingidas pelas chuvas

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.