Jacareacanga: INDÍGENAS MUNDURUKU REALIZARAM PROTESTOS EM FAVOR DA NOMEAÇÃO DE THOMAZ WARO PARA DISEI RIO TAPAJÓS.

Na última sexta-feira (18), um grupo de guerreiros Munduruku, realizaram uma manifestação por algumas ruas da cidade. Depois foram para frente do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) , onde ficaram por algumas horas. Os Mundurukus querem a nomeação do indígena Thomaz Waro Munduruku, para a Coordenação do DISEI Rio Tapajós, que tem a sua sede na cidade de Itaituba.

No mês de abril, os Mundurukus, reuniram em assembleia extraordinária, onde aprovaram o nome do indígena Thomaz Waro Munduruku para a coordenação do DISEI Rio Tapajós. Dainte disso, enviaram um oficio ao secretário especial da saúde indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba e a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Mas segundo os indígenas, as autoridades de Brasilia, não deram respostas ou momearam o indicado. 

Os indígena Thomaz Waro, tem o apoio das etnias, Mundruku, Kayapoś e Apiakás. O DISEI Rio Tapajós, abrange quase toda a área do sudoeste do estado do Pará. 

O DSEI Rio Tapajós atende uma população de mais de 12 mil indígenas distribuídas em 160 aldeias. São quatro Casas de Saúde Indígena (CASAI), onze Polos Bases e 25 Unidades Básica de Saúde Indígena (UBSI).

Em contato com alguns indígenas, eles informaram que essa luta é de todos os indígenas do tapajós, que não vão desistir, quanto não nomerarem o parente "estamos juntos na luta pela saúde e por nossos direitos constituídos" disse uma das lideranças.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.