Jacareacanga: SUPERINTENDENTE DO INCRA NO OESTE DO PARÁ, ESTEVE EM JACAREACANGA E REUNIU COM AGRICULTORES.

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (04.09), no auditório da Câmara Municipal de Jacareacanga, uma importante reunião, capitaneada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rural de Jacareacanga. Essa reunião, contou com a presença do Superintendente do INCRA, José Maria Melo, que estava acompanhado do chefe de Desenvolvimento de Assunto Fundiário, Danilo Lima de Oliveira e do chefe de Regulamentação Fundiária Gilson da Silva. Ainda estavam na comitiva do Superintendente do INCRA, Angela Maria Costa Moraes Tokumitsu - secretária de Formação e Organização Sindical e a Diretora da ATAS em Santarém, Odete Costa.

O presidente do Sindicato Rural de Jacareacanga, Hilton Moraes, presidiu a mesa dos trabalhos que tinha ainda, o Secretário de Agricultura, Maick Crixi, Secretaria de Planejamento, Secretário de Obras, Célio Melo, Edileuza Viana e o Vice-Presidente da CMJ, Vereador Everton Araújo, que representou o Presidente da Câmara, Giovani Kabá. Ainda estavam presentes os Vereadores; Gersinho Manhuary, Antônio “Goiano” Mendes, Rainerecy Quintino, Rui Baima, Izaias Crixi e Edivaldo da Conceição.

Um dos assuntos discutidos, foi em relação dos assentamentos que estão parados, como disse um dos agricultores presente na reunião. A preocupação de todos, poder Legislativo e executivo de Jacareacanga, junto ao INCRA, é ajudar as pessoas que moram nessas localidades que pertencem a assentamentos e são geridas pelo governo federal, o objetivo é que essas áreas sejam regularizadas para o uso legal das mesmas.

Durante toda reunião, foram feitos vários questionamentos, principalmente ao Superintendente do Incra, José Melo. Os maiores questionamentos, foram dos agricultores, querendo informações sobre regularização fundiária. Em alguns momentos, os ânimos se acirraram, já que os agricultores querem uma definição do INCRA, não apenas conversas sem futuro, como disse um dos agricultores presentes. 

No final os agricultores, pediram seriedade e responsabilidade do INCRA,  no que tange a regulamentação das terras, já que muitos processos estão parados, no órgão. O Superintendente, José Melo, disse que atende 29 municípios e que quase todos estão do mesmo jeito. Ele culpou os governos passado, que segundo ele, suspendeu os processos que estavam em andamento, mas que agora, com parcerias das prefeituras, os processos terão andamentos.

Em contato com o Vice-Presidente da CMJ, Everton Araújo, que representou o Presidente da Câmara, Vereador Giovani Kabá, disse que a luta sempre será em defesa da população de Jacareacanga, onde visa a melhorar a vida da nossa gente, principalmente os trabalhos rurais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.