Pará: ALTAMIRA TEM REPASSE DO FPM BLOQUEADO PELO TESOURO NACIONAL

No Pará, o município de Altamira, é o único que se encontra nessa situação de inadimplência perante a Secretaria do Tesouro Nacional.


  • Uma lista dinâmica que muda quase diariamente. Assim é a tabela do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), que lista os municípios bloqueados de receberem recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outros repasses do governo federal.
  •  

    Até a produção desta reportagem — em 17 de outubro — o estado do Rio de Janeiro liderava a lista com 12 municípios impedidos de receber esses recursos. Seguido por Goiás, onde 11 municípios tinham recursos federais bloqueados, entre eles, a capital Goiânia. Estados como BA, RS e TO também aparecem na lista com 9, 7 e 6 cidades bloqueadas, respectivamente. 

     

    No Pará, o município de Altamira, é o único que se encontra nessa situação de inadimplência perante a Secretaria do Tesouro Nacional.


Vários podem ser os motivos de bloqueios dos municípios, de acordo com a CNM. Entre eles: 

  • Ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);

  • Dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);

  • Débitos com a inscrição da dívida ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN);

  • Falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (SIOPS). 
  •  

Com dados do Tesouro Nacional, o SIAFI reúne informações referentes a execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da União. Quando um município é incluído no sistema, a prefeitura fica impedida de receber qualquer ajuda financeira. Isso, segundo o especialista em orçamento público e mestrando em políticas públicas pelo IPEA Dalmo Palmeira complica a situação financeira dos municípios menores.

 

“Para os municípios que são muito dependentes do FPM, praticamente significa a paralisação do funcionamento das atividades básicas do município. Em muitos deles, a maior despesa é com pagamento de pessoal. Então, se isso permanece durante algum tempo, acaba atrasando a folha de pagamento.”


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.