Eleição 2024: FALTAM 243 DIAS PARA ELEIÇÕES. NÃO HAVERÁ VOTO EM TRÂNSITO NESTE ANO.



Extraído do Jeso Carneiro

Contagem regressiva. Faltam 243 dias — ou 16 semanas — para as eleições municipais deste ano (6 de out) — 1° turno. O segundo turno está marcado para o dia 27, também de outubro.

Não há voto em trânsito nas eleições municipais, apenas em pleitos gerais, quem não estiver no domicílio eleitoral (lugar onde mora ou tem vínculos) e não puder votar deverá justificar a ausência.

No dia da eleição, além do app da Justiça Eleitoral (JE), a justificativa poderá ser feita por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF). Ele deverá ser apresentado preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos cartórios eleitorais.

Caso não apresente a justificativa no dia da votação, a eleitora ou o eleitor poderá justificar a ausência até 60 dias após cada turno. Além do e-Título, é possível realizar o procedimento pelo Sistema Justifica, disponível no Portal do TSE.

Vale destacar que a Justiça Eleitoral considera cada turno como uma eleição, por isso, é possível faltar ao primeiro turno e votar no segundo ou vice-versa. Para tanto, basta estar em situação regular com a JE. A consulta deve ser feita no Autoatendimento Eleitoral

A pessoa com título da Zona Eleitoral do Exterior (ZZ) que esteja fora de seu domicílio eleitoral na data de eleição municipal não precisa realizar justificativa eleitoral, uma vez que somente é obrigatório esse procedimento em eleições presidenciais. 

Com informações do TSE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.